A Conmebol anunciou uma mudança significativa para a edição de 2025 da Libertadores e da Sul-Americana: a introdução da “regra dos oito segundos”. A medida visa acelerar o ritmo das partidas e combater atrasos nas reposições de bola feitas pelos goleiros. A partir do próximo ano, caso um goleiro segure a bola por mais de oito segundos, o árbitro deverá conceder um escanteio ao time adversário.
Notícias mais lidas:
O que muda com a regra dos oito segundos?
Conmebol anuncia 'regra dos 8 segundos' na Libertadores e na Sul-Americana de 2025.
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) April 1, 2025
Caso o goleiro fique com a bola nas mãos por mais de 8 segundos, um escanteio será marcado para o time adversário.
📸 Reprodução/Globo | Divulgação/Conmebol pic.twitter.com/dorYo1LELE
A Conmebol foi clara com relação a nova regra: “a partir de agora, os goleiros poderão ficar com a bola por no máximo oito segundos. Caso excedam esse tempo, serão penalizados com um escanteio a favor do time adversário”, disse a entidade por meio de nota oficial.
A medida é um passo mais rigoroso contra a “cera” dos goleiros, prática que é frequentemente vista em jogos, especialmente nos momentos finais das partidas. A nova regra substituirá a anterior, que punia os goleiros com a marcação de um tiro livre indireto, caso a reposição fosse demorada. No entanto, a aplicação dessa regra anterior era muitas vezes negligenciada pelos árbitros.
Essa mudança foi introduzida para garantir que as partidas sejam mais dinâmicas e que o tempo de jogo não seja desperdiçado com atitudes que prejudicam o ritmo da partida. Vale destacar que, para garantir a aplicação eficiente da regra, o árbitro sinalizará com as mãos os últimos cinco segundos, momento em que a contagem será mais rigorosa. Dessa maneira, o tempo máximo de oito segundos passará a ser controlado com mais precisão.
Desafios para aplicação da nova regra
Embora a mudança seja bem recebida pela Conmebol, a nova regra não foi rigorosamente aplicada no Campeonato Brasileiro até o momento. Em diversas partidas, a infração não foi marcada, o que gerou críticas sobre a efetividade da medida.
Isso porque, em muitos jogos, os goleiros continuaram com as reposições lentas, e os árbitros não tomaram providências. Por isso, a expectativa é de que, com a implementação nas competições internacionais de 2025, a fiscalização da regra seja mais rigorosa.
Com isso, espera-se que a Libertadores e a Sul-Americana de 2025 apresentem um ritmo mais rápido e menos interrupções, beneficiando a fluidez do jogo e a experiência do torcedor.