James Rodríguez se pronuncia após polêmica no Super Mundial da Fifa

James Rodriguez em ação pela Colômbia (Foto: Divulgação/FCF)

James Rodríguez, meia colombiano do León, expressou forte insatisfação após a exclusão de seu time do Mundial de Clubes da FIFA, previsto para ocorrer nos Estados Unidos entre junho e julho de 2025. A FIFA determinou a retirada da equipe devido à violação das regras de propriedade, já que o clube compartilha dono com o Pachuca, outro time mexicano também qualificado para o torneio.

Rodríguez qualificou a decisão como uma “grave injustiça” e sugeriu que houve benefício ao outro clube. “Tenho dúvidas sobre o que motivou essa decisão. É estranho porque parece haver muito interesse em outro time estar lá. A FIFA precisa se recompor. O futebol foi manchado”, afirmou o colombiano.

“É uma injustiça enorme porque conquistamos nossa classificação em campo. Como você diz a todos os fãs que já compraram uma passagem para ir aos Estados Unidos, que se endividaram por isso, que seu time não está mais jogando?”, questionou.

O León, que havia conquistado sua vaga no Mundial ao vencer a Liga MX, expressou a intenção de recorrer da decisão junto ao Tribunal Arbitral do Esporte. Enquanto isso, o time costa-riquenho Alajuelense manifestou interesse em ocupar a vaga deixada pelo León no torneio.

” Confiamos que nossos advogados conseguirão obter uma decisão do CAS e que a FIFA entenderá que tomou uma decisão precipitada. A competição nem começou ainda; ainda há tempo para resolver o que eles nos pedirem”, disse Eduardo Berizzo, treinador do clube.

Outros protestos

O meia Andrés Guardado, que saiu da aposentadoria com a intenção de participar da edição inédita do torneio mundial, disse que o Léon está pagando por um erro da entidade nesta decisão.

“Se alguém fez algo errado, foi a FIFA, não León, porque os timeshares existem há muitos anos, e León nunca foi informado de que se o Pachuca fosse à Copa do Mundo, um dos dois times não poderia participar. Além disso, o regulamento saiu depois que eles ganharam o ingresso”, protestou.

Partida extra

A FIFA tem considerado a realização de uma partida entre o Club América do México e o Los Angeles FC (LAFC) para determinar qual equipe substituirá o León no Mundial de Clubes de 2025. O vencedor do confronto entre América e LAFC integrará o Grupo D, que já conta com Flamengo, Chelsea e Espérance.

O Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) está programado para se pronunciar sobre o recurso do León em 23 de abril. Enquanto isso, Club América e LAFC aguardam notificações oficiais sobre a partida decisiva. O Alajuelense, da Costa Rica, também está atento à situação, esperando por clareza sobre sua possível participação no Mundial.