O Botafogo começou sua trajetória na Libertadores de 2025 com um resultado negativo. Atual campeão do torneio continental, o time comandado por Renato Paiva foi superado pela Universidad de Chile por 1 a 0, na noite de quarta-feira (02 de abril), no Estádio Nacional, em Santiago, pela primeira rodada do Grupo A. O gol da partida foi marcado pelo argentino Di Yorio.
Notícias mais lidas:
A equipe brasileira demonstrou certo controle da posse de bola na etapa inicial, chegando a registrar 62% de domínio. Apesar disso, teve dificuldades para transformar esse volume em chances reais. O uruguaio Santi Rodríguez e o atacante Igor Jesus até tentaram, mas o goleiro Castellón mostrou segurança. “O primeiro tempo foi nosso, mas faltou efetividade”, afirmou Marlon Freitas, volante e capitão alvinegro.
A postura da Universidad mudou significativamente após o intervalo. As entradas de Poblete e Guerra deram novo ritmo ao time chileno, que passou a explorar os contra-ataques. Logo aos 14 minutos do segundo tempo, a estratégia surtiu efeito: Di Yorio aproveitou passe em profundidade, invadiu a área e finalizou com precisão, sem chances para o goleiro John.
Com o placar adverso, o técnico Renato Paiva promoveu alterações ofensivas. Elias Manoel e Artur entraram, substituindo Patrick de Paula e Matheus Martins, respectivamente. Entretanto, o Botafogo continuou sem conseguir penetrar na defesa adversária, que se fechou bem e usou da catimba para esfriar o jogo. “Eles pararam a partida o tempo todo, e a gente não conseguiu se impor”, comentou Gregore.
O confronto teve momentos de tensão na reta final. O árbitro uruguaio Esteban Ostojich distribuiu vários cartões amarelos, inclusive para jogadores dos dois times. Nos acréscimos, Igor Jesus recebeu o segundo amarelo por falta fora do lance e acabou expulso, encerrando a partida com o Botafogo com um jogador a menos.
Com a derrota, o Botafogo ocupa a terceira colocação do Grupo A. O Estudiantes lidera após vencer o Carabobo por 2 a 0. A próxima rodada acontecerá na terça-feira (08 de abril), quando o Glorioso enfrentará o Carabobo no estádio Nilton Santos, às 21h30 (horário de Brasília). Antes disso, encara o Juventude, no sábado (05 de abril), pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.