Fluminense poderá tornar-se SAF nos próximos dias

Bandeira do Fluminense (Foto: Reprodução/Fluminense)

O Fluminense poderá receber, nos próximos dias, uma proposta oficial pela compra da sua Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Conforme divulgado nesta quarta-feira (02 de abril), o banco BTG Pactual sinalizou ao clube que trabalha para entregar a proposta até segunda-feira (14 de abril), data que coincide com uma importante reunião do Conselho Deliberativo das Laranjeiras.

Nesta reunião, está prevista a apresentação de esclarecimentos sobre o processo de transformação do departamento de futebol em SAF. Além disso, serão abordados temas como a participação do clube na Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025, a negociação dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro e os desdobramentos da Liga Forte União (LFU).

Escudo do Fluminense (Foto Reprodução/Instagram)

O BTG, que vem conduzindo conversas com potenciais investidores, sabe que a proposta será submetida à avaliação criteriosa por parte dos conselheiros do Fluminense. “Se a proposta não agradar, o Tricolor seguirá em busca de um modelo que o atenda”, revelou uma fonte envolvida no processo. Afinal, embora o clube tenha flexibilizado sua estratégia inicial, o controle do futebol ainda é um tema sensível.

Anteriormente, a diretoria havia indicado que não abriria mão do controle acionário do departamento de futebol. Contudo, esse modelo, mais conservador, não atraiu investidores. Assim, foi necessário reformular o projeto para aumentar sua atratividade no mercado.

A proposta em desenvolvimento prevê a venda de 60% das ações do futebol, por meio da emissão de cotas para acionistas. Essa reformulação visa, principalmente, proporcionar ao clube uma nova estrutura financeira, sem abrir mão de sua identidade esportiva.

Portanto, caso o cronograma do BTG se confirme, o Conselho Deliberativo poderá votar a proposta ainda neste mês. O desenrolar dessa negociação será determinante para o planejamento esportivo e financeiro do Fluminense nos próximos anos.

Aliás, a diretoria tricolor tem adotado cautela na condução do processo, buscando garantir que qualquer decisão tomada esteja alinhada com os interesses históricos e institucionais do clube. A expectativa interna é de que, mesmo com a complexidade das tratativas, os sócios e conselheiros tenham protagonismo na definição do futuro do futebol do Fluminense.