Internacional: Fernando faz comparação entre futebol do Brasil e da Europa

Fernando pelo Internacional (Foto: Divulgação/Internacional)

“O nosso futebol está…”

O volante Fernando é jogador do Internacional desde fevereiro de 2024, quando foi anunciado. De lá pra cá, foram 41 partidas disputadas, dois gols marcados e um título conquistado: o Campeonato Gaúcho de 2025. Em entrevista exclusiva ao ge, o jogador Colorado comentou sobre a diferença do futebol brasileiro para o europeu.

“O nosso futebol está em termos estruturais muito atrasado em relação à Europa. Quando falamos em (gramado) sintético… Nem deveríamos falar sobre. Vi uma entrevista da Leila (Pereira, presidente do Palmeiras), que disse que o Palmeiras tem um campo sintético muito bom. É um clube muito grande para não ter o melhor campo do futebol brasileiro”, iniciou.

“O Palmeiras nem deveria entrar nessa discussão, deveria ser o exemplo. Contratei um jogador de 28 milhões de euros (nota da redação: Vitor Roque custou 25,5 milhões de euros) e meterei o melhor campo porque eu sou um clube com estrutura”, acrescentou.

Para Fernando, os europeus possuem “entendimento de jogo”, mas que na questão técnica os brasileiros levam a melhor. Além disso, o volante exigiu gramados melhores não só para os profissionais, mas também para os atletas de base.

“São coisas que remetem ao que temos passado. Faz muitos anos que o Brasil não ganha a Copa do Mundo. Nem chega. Mas isso começa lá de baixo. Temos de trabalhar tudo. Precisamos gramados melhores que da Europa. Temos de melhorar não só para os profissionais, mas aos meninos que estão lá embaixo aprenderem e aí cresceremos. Falta muito. Fico triste por ver essas coisas. A matéria-prima que temos, os jogadores, a qualidade deles… É muito superior”, disse continuando:

“O pessoal lá (na Europa) tem entendimento de jogo, mas aqui a qualidade técnica é muito maior. Precisamos lapidar isso. Como? Dando aos meninos entendimento de jogo. Que o mais importante no futebol hoje em dia é receber bem e passar bem. Depois a técnica dele sobressairá. Então essas coisinhas pequenas precisamos melhorar”, finalizou Fernando.