Vasco decepciona e empata com o Melgar em estreia na Sul-Americana

vasco x melgar pela sul-americana (foto: divulgação/conmebol)

O Vasco estreou na Copa Sul-Americana com um empate movimentado diante do Melgar, na noite de quarta-feira (02 de abril), no Estádio Monumental de Chapi, em Arequipa, no Peru. A equipe cruz-maltina chegou a abrir dois gols de vantagem no placar e ainda desperdiçou a chance de ampliar, mas acabou permitindo a reação dos donos da casa e o confronto terminou em 3 a 3.

O início foi animador para os visitantes. Logo aos 2 minutos, Philippe Coutinho aproveitou a sobra na entrada da área e finalizou com precisão para marcar o primeiro gol da partida. A vantagem foi ampliada aos 32 minutos, quando Vegetti apareceu bem posicionado e balançou a rede pela primeira vez. O Melgar teve a oportunidade de reagir ainda na primeira etapa, mas desperdiçou um pênalti com Tomás Martínez, que chutou para fora aos 24 minutos.

Mesmo com a pressão do adversário e o ambiente hostil, o Vasco seguiu eficiente. Aos 7 minutos da etapa final, novamente com Vegetti, a equipe carioca marcou o terceiro gol. A vantagem de 3 a 1 parecia consolidar o domínio brasileiro no jogo, contudo, o panorama mudou a partir da metade do segundo tempo.

Conforme o tempo passava, o Melgar se aproveitou da postura mais recuada dos visitantes. A equipe peruana passou a explorar o jogo aéreo com eficiência e, aos 34 minutos, Facundo Castro descontou, marcando o segundo gol dos anfitriões de cabeça. Já nos minutos finais, Cabrera apareceu livre na área e empatou, também com um gol de cabeça, aos 44 minutos.

Aliás, todos os gols marcados pelo Melgar vieram por essa via, o que expôs uma fragilidade clara do sistema defensivo vascaíno no jogo aéreo. “Sofremos com bolas alçadas. Temos que ajustar isso rapidamente para os próximos compromissos”, comentou um dos atletas do elenco após o apito final.

Embora o resultado tenha sido conquistado fora de casa, o empate teve gosto amargo para o torcedor vascaíno. Afinal, o time esteve em vantagem por duas vezes e desperdiçou a chance de iniciar a competição com três pontos. A atuação ofensiva foi positiva, mas o recuo no segundo tempo e a falha na marcação aérea custaram caro.