Arsenal e Liverpool, atualmente envolvidos na briga pelo título da Premier League, também disputam reforços importantes para a próxima temporada. Um dos nomes que ganhou força no radar das equipes inglesas é o do atacante argelino Mohamed El Amine Amoura, que pertence ao Union Saint-Gilloise e está emprestado ao Wolfsburg, da Alemanha.
Notícias mais lidas:
Aos 24 anos, Amoura tem se destacado na Bundesliga, acumulando 10 gols e oito assistências em 24 partidas. Suas atuações, inclusive contra adversários de peso como Bayern de Munique e RB Leipzig, chamaram atenção pela combinação de velocidade e intensidade. Segundo o jornal francês ‘L’Équipe’, o jogador é avaliado entre 35 e 40 milhões de euros. O site britânico ‘FourFourTwo’, por sua vez, o apelidou de “novo Mahrez”, em referência à sua nacionalidade e estilo ofensivo.
Contratado pelo Wolfsburg em julho de 2024 por 17 milhões de euros, Amoura rapidamente se tornou peça-chave do time alemão. De acordo com dados da plataforma Sofascore, lidera o elenco em gols, assistências, participações diretas em gols e finalizações certas por partida. Ele também aparece entre os primeiros colocados em métricas como dribles certos, passes decisivos e gols esperados.
Mohamed El Amine Amoura
O histórico do atacante mostra uma trajetória ascendente. Revelado pelas categorias de base do JSD Jijel, da Argélia, ele passou ainda pelo ES Sétif, onde teve sua primeira temporada como profissional. Na ocasião, marcou 18 gols e deu oito assistências em 45 jogos. Posteriormente, seguiu para o Lugano, da Suíça, onde venceu a Taça Suíça de 2021/22. Já pelo Union Saint-Gilloise, da Bélgica, balançou as redes 22 vezes e forneceu sete assistências em 45 partidas, conquistando também a Taça da Bélgica na temporada 2023/24.
Além do desempenho pelos clubes, Amoura também brilhou recentemente pela seleção da Argélia durante a data Fifa. O atacante marcou dois gols na vitória por 3 a 1 sobre Botsuana e anotou um hat-trick, além de uma assistência, no triunfo por 5 a 1 sobre Moçambique nas eliminatórias da Copa do Mundo.
Apesar de não ter atuado na última rodada da Bundesliga, na derrota para o Heidenheim, Amoura pode retornar aos gramados no domingo (6), às 12h30 (de Brasília), quando o Wolfsburg enfrenta o Union Berlin pela 28ª rodada da competição.
Mercado da bola
A busca por reforços por parte de Arsenal e Liverpool não é à toa. Os Gunners enfrentaram problemas físicos com Gabriel Jesus e Bukayo Saka ao longo da temporada. A ausência de um centroavante confiável tem sido um desafio para Mikel Arteta. Enquanto isso, no lado vermelho de Anfield, o Liverpool se prepara para uma possível despedida de Mohamed Salah, que tem contrato até o meio do ano e atrai interesse do futebol saudita. Darwin Núñez, por sua vez, ainda não convenceu sob o comando de Arne Slot.
Assim, Mohamed Amoura desponta como alvo comum entre dois gigantes da Inglaterra, ambos determinados a fortalecer seus elencos a fim de manter a competitividade dentro e fora de campo.