A declaração de Zé Rafael, do Santos, sobre sua cirurgia

Zé Rafael se recuperando de cirurgia no Santos (Foto: Raul Baretta/Santos FC)

O meio-campista Zé Rafael está cada vez mais próximo de estrear pelo Santos. Anunciado como reforço no fim de fevereiro, o jogador de 31 anos passou por um procedimento cirúrgico na coluna e, atualmente, encontra-se em fase avançada de reabilitação. A previsão é de que ele esteja apto para atuar ainda no primeiro turno do Campeonato Brasileiro.

A cirurgia foi realizada no dia 6 de fevereiro, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O procedimento, considerado incomum no futebol, teve como objetivo tratar uma espondilolistese lombar — desalinhamento entre vértebras que gerava fortes dores e limitação funcional. “Joguei o ano todo com muita dor, consequentemente limitado e, obviamente, você acaba perdendo rendimento”, declarou o atleta.

Zé Rafael chegou ao Santos após seis temporadas pelo Palmeiras. Desde o início das negociações, o departamento médico santista, liderado pelo doutor Rodrigo Zogaib, acompanhou de perto o quadro clínico do jogador. A operação contou com o uso de enxertos ósseos autólogos e sínteses metálicas, promovendo a fixação entre vértebras para estabilizar a região e eliminar os incômodos.

Desde o dia seguinte à cirurgia, já senti uma diferença no meu corpo. Já não senti a mesma dor que me incomodava durante um longo período”, afirmou Zé Rafael, que agradeceu a todos os profissionais envolvidos em sua recuperação. Conforme explicou, a operação exigiu cuidados redobrados por se tratar de um tipo de procedimento raro entre jogadores de futebol.

Atualmente, o atleta realiza trabalhos físicos no CT Rei Pelé, alternando entre exercícios com carga, treinos na piscina e atividades no solo. “Estou evoluindo de maneira muito rápida até, mais do que a gente esperava”, destacou o meio-campista, satisfeito com o progresso obtido desde a intervenção médica. Ele ainda aguarda a liberação para treinos com maior impacto e maior mobilidade.

A expectativa é que, em poucas semanas, Zé Rafael inicie os trabalhos no gramado e, posteriormente, seja integrado ao elenco para atividades coletivas. Apesar do tempo fora de ação — a última partida oficial foi em novembro de 2024 —, o jogador mantém o foco em estar 100% antes do retorno competitivo. “Não vejo a hora de defender a camisa do Santos e mostrar o meu melhor”, declarou.

Além disso, Zé Rafael comentou sobre a possibilidade de atuar ao lado de Neymar. “Muita gente brincou dizendo que eu só vim por causa dele, mas não é verdade. Eu já estava acertado antes. Ainda assim, será um privilégio dividir o campo com o maior talento que surgiu no futebol brasileiro nos últimos anos”, completou.