A temporada 2024/25 da Premier League tem revelado surpresas interessantes. Uma delas envolve o atacante Rodrigo Muniz, revelado pelas categorias de base do Flamengo, que atualmente defende o Fulham. Aos 23 anos, o brasileiro vem se consolidando como o suplente mais eficiente do campeonato inglês e, inclusive, já igualou feitos de nome como Harry Kane pelo torneio.
Notícias mais lidas:
Apesar de ter começado como titular em apenas seis das 29 partidas disputadas até aqui, Muniz já balançou as redes sete vezes. Desse total, seis foram marcados após sair do banco de reservas, o que o coloca como o atleta com maior número de tentos nesta condição entre todos os jogadores da Premier League na temporada.
O gol mais recente veio na terça-feira (01), na derrota por 2 a 1 para o Arsenal, no Emirates Stadium, em jogo válido pela 30ª rodada da competição. Muniz entrou na etapa final e, mesmo tendo perdido uma oportunidade clara de cabeça, marcou nos acréscimos e reduziu a diferença no placar.
Elogios do técnico
Aliás, o técnico Marco Silva destacou a postura do brasileiro após o apito final. “Rodrigo entende a vida de um atacante. Ele não pode ficar tão abalado quando algo acontece”, disse o treinador. “Eu o vi lutando até o final para tentar tirar algo do jogo. Ele marcou um e, mesmo depois disso, continuou no jogo”, completou. Para o comandante, a maturidade do jogador tem sido um ponto de evolução: “Rodrigo já está mais maduro e entende muito bem qual é o seu papel na equipe e o que significa ser um atacante. É isso que eu exijo dele.”
Conforme os números atualizados da temporada, Muniz tem dois gols a mais vindo do banco que qualquer outro jogador da liga, superando companheiros como Harry Wilson e o colombiano Jhon Durán, que até recentemente atuava pelo Aston Villa. Além disso, marcar contra Arsenal, Chelsea, Liverpool e Manchester City – todos fora de casa – ele iguala marca que havia sido alcançada pela última vez por Harry Kane, em 2015/16.
Chegada de Muniz ao Fulham
Muniz, contratado pelo Fulham em 2021 por 8 milhões de euros, acumula 95 partidas e 25 gols pelo clube. No período, também teve passagem por empréstimo pelo Middlesbrough. Enquanto disputa espaço com o mexicano Raúl Jiménez no ataque, tem chamado atenção pela eficiência quando acionado nos momentos finais das partidas.
Inegavelmente, o crescimento do camisa 19 acontece em um momento em que seu nome volta a circular no Brasil, uma vez que o Flamengo acompanha a situação do meia Andreas Pereira, também jogador do Fulham. Os 20% dos direitos econômicos de Muniz ainda pertencentes ao Rubro-Negro podem ser incluídos nas negociações futuras entre os clubes.