O Botafogo começou a defesa do título da Libertadores com o pé esquerdo. A equipe carioca foi superada pela Universidad de Chile por 1 a 0, em Santiago, e recebeu críticas sobre sua falta de efetividade. Fernanda Maia, do SBT Sports, foi direta ao apontar um problema recorrente na equipe de Renato Paiva: o desperdício das boas oportunidades criadas.
Notícias mais lidas:
Controle não significa vitória
"Isso também aconteceu contra o Palmeiras: controle de bola, um Botafogo muito próximo, com volume, mas pouco letal (…) Quando tinha o controle absoluto, não matou o jogo no primeiro tempo." – @fernandamaia88 #sbtsportsrio #sbt #futebol pic.twitter.com/gzRbyOezMS
— SBT Rio (@sbtrio) April 3, 2025
A jornalista destacou que o Botafogo teve domínio da posse de bola e criou volume ofensivo, mas pecou na finalização, o que já havia ocorrido em outro jogo importante.
“Isso também aconteceu contra o Palmeiras: controle de bola, um Botafogo muito próximo, com volume, mas pouco letal (…) Quando tinha o controle absoluto, não matou o jogo no primeiro tempo”, analisou Fernanda Maia.
Cabe ressaltar que a derrota não foi apenas um acidente, mas sim um reflexo de um padrão que vem se repetindo. Por isso, o time precisa corrigir essa falta de agressividade ofensiva para não comprometer suas chances na competição.
Gol em pane defensiva e números equilibrados
O único gol do jogo foi marcado por Lucas Di Yorio, aos 14 minutos do segundo tempo, após uma falha defensiva do Botafogo. A equipe carioca não conseguiu se recompor no contra-ataque, permitindo um perigoso “dois contra um” na entrada da área. Dessa maneira, o atacante, emprestado pelo Athletico-PR, teve tranquilidade para definir a partida.
Mesmo com a derrota, os números do confronto foram equilibrados. O Botafogo teve mais posse de bola (62% contra 38%) e finalizou mais vezes (sete contra seis), mas não conseguiu transformar esse controle em gols. Com isso, a equipe precisa encontrar um caminho para ser mais eficiente nas finalizações.
Próximos desafios do Botafogo
Agora, o Botafogo vira a chave para o Brasileirão, onde enfrenta o Juventude, no sábado (5), no Nilton Santos. Além disso, pela Libertadores, o time volta a campo na terça-feira (8), diante do Carabobo, também em casa.
Para esse duelo, Renato Paiva já sabe que não poderá contar com Igor Jesus, expulso nos acréscimos contra a Universidad de Chile. Por isso, Mastriani pode fazer sua estreia, enquanto Rwan Cruz surge como outra opção para o ataque.