
A diretoria do Fluminense oficializou Renato Gaúcho como o novo comandante técnico da equipe nesta última quinta-feira (3). Desse modo, o treinador assume o posto anteriormente ocupado por Mano Menezes no clube carioca.
Notícias mais lidas:
A chegada de Renato Gaúcho gerou manifestações positivas por parte da torcida tricolor. Assim que o clube confirmou a notícia em seus canais oficiais, como no Instagram, muitos torcedores expressaram apoio à contratação do experiente técnico nos comentários e interações.
Esta nomeação marca a sétima vez que Renato assume a função de treinador no Fluminense. Consequentemente, a forte ligação do profissional com o clube e seus adeptos alimentou o entusiasmo em torno do seu retorno.
Diversos torcedores, aliás, relembraram o histórico de Renato nas Laranjeiras. Algumas contas em redes sociais projetaram otimismo para esta nova jornada, baseando-se em passagens anteriores. Renato Gaúcho estava sem clube desde dezembro do ano passado, quando encerrou seu último trabalho no Grêmio.
Histórico de Renato Gaúcho no Fluminense
Como atleta, Renato construiu um dos capítulos mais emblemáticos para a torcida do Fluminense. Ele marcou o célebre gol de barriga contra o Flamengo, um lance que assegurou o título do Campeonato Carioca de 1995 para o Tricolor.
Aquele triunfo sobre o rival, que contava com Romário e celebrava seu centenário, frustrou a festa rubro-negra. Por isso, a vitória adquiriu um sabor especial e se consolidou na história do Fluminense.
Retornos ao comando técnico
Considerando suas passagens anteriores como técnico, a mais notável ocorreu entre 2007 e 2008. Nesse período, Renato liderou a equipe, que incluía Thiago Silva, à conquista da Copa do Brasil e ao vice-campeonato da Taça Libertadores da América.
Sua primeira experiência no comando do Fluminense aconteceu em 1996, enquanto se recuperava de uma lesão no joelho que o impedia de jogar. Posteriormente, ele retornou ao cargo entre 2002 e 2003, teve outra breve passagem em 2003, voltou em 2009 e, por fim, comandou o time pela última vez em 2014 antes deste novo acerto.