A declaração de Diego Ribas direcionada ao Vitória

Diego Ribas comentou o jogo entre Botafogo e LDU, na Libertadores (Foto: Reprodução)

Diego Ribas revisitou um momento que considera determinante na trajetória recente do clube carioca às vésperas do reencontro entre Flamengo e Vitória pelo Brasileirão, que terminou com o triunfo carioca por 2 a 1, no Barradão. Em entrevista, o ex-meia relembrou a partida contra o time baiano pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 2017, quando marcou o gol da vitória rubro-negra, já nos acréscimos, garantindo a classificação direta à fase de grupos da Libertadores do ano seguinte.

Na ocasião, o Vitória abriu o placar, dificultando os planos do Flamengo, que precisava vencer para assegurar a vaga. O empate veio com um gol de Rafael Vaz, após jogada de Vini Jr, que à época ainda dava seus primeiros passos no profissional. Contudo, o lance decisivo surgiu após cobrança de falta de Diego. A bola desviou na mão de Uillian Correia, e o árbitro assinalou pênalti.

“Esse pênalti foi tão importante pra mim porque, quando eu vim pro Flamengo, eu comprei esse projeto junto com a diretoria”, afirmou Diego. “Sabia os passos que teriam que ser dados. Estar na Libertadores era fundamental. Foi mais um passo rumo a um Flamengo cada vez mais competitivo.”

Apesar de dividir a responsabilidade das cobranças com Everton Ribeiro, Diego decidiu assumir o desafio e converteu, chutando forte no meio do gol. “Esse foi um dos pênaltis mais difíceis que já bati, porque sabia o tamanho da responsabilidade”, destacou. “Conversei com o Everton antes, ele me desejou sucesso, e deu tudo certo.”

Ainda que a final da Sul-Americana contra o Independiente estivesse próxima, o meia optou por jogar os 90 minutos, contrariando o plano inicial da comissão técnica. “Rueda queria me poupar no intervalo. Mas falei: ‘Não dá’. Precisávamos viver 100% daquela situação. Pedi para continuar e ele aceitou”, revelou o ex-camisa 10.

Diego acredita que aquele momento simbolizou o início da consolidação do Flamengo vitorioso que se formaria a partir de 2019. “É construído. Fazer parte desse processo foi um baita de um privilégio”, completou. Além disso, o meia exaltou a atuação de Vini Jr naquela partida. “Ele estava em ascensão e clareava muito o jogo quando entrava. Foi fundamental naquele jogo também.”

Atualmente, com o Flamengo estruturado e colhendo os frutos de um planejamento contínuo, o reencontro com o Vitória resgata memórias que, conforme Diego, representam mais que um resultado: “Foi a consolidação de um Flamengo campeão.”

Triunfo do Flamengo

O Flamengo conquistou sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro ao superar o Vitória por 2 a 1, neste domingo (6), no Barradão, em Salvador. A equipe rubro-negra abriu o placar com Arrascaeta, mas viu o adversário empatar com Wellington Rato na etapa final. Já nos minutos finais, Bruno Henrique apareceu para garantir o triunfo carioca fora de casa.

Ao longo da partida, o Flamengo dominou boa parte das ações, principalmente no primeiro tempo, quando desperdiçou boas chances. No segundo tempo, após o gol de Arrascaeta, o Vitória cresceu e chegou ao empate. A resposta do time baiano, entretanto, durou pouco. Aos 41, após cruzamento de Luiz Araújo, Bruno Henrique aproveitou a sobra e marcou o gol da vitória.

Com o resultado, o Flamengo subiu para a 6ª posição na tabela, somando agora quatro pontos. Já o Vitória segue na lanterna, ainda sem pontuar. O próximo compromisso dos cariocas será contra o Central Córdoba, na quarta-feira (09), às 21h30, pela CONMEBOL Libertadores. O Vitória, por sua vez, visita o Defensa y Justicia, na quinta-feira (10), às 19 horas (de Brasília), pela Sul-Americana.