A declaração de Mauro Cezar sobre Fábio Carille, do Vasco

Mauro Cezar - Foto: Reprodução/Jovem Pan

A atuação do Vasco diante do Corinthians, na Neo Química Arena, gerou fortes críticas ao técnico Fábio Carille, especialmente pelo jornalista Mauro Cezar Pereira. O comentarista questionou abertamente as escolhas do treinador e a estratégia adotada, que culminaram na derrota da noite do último sábado (05), por 3 a 0, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

De acordo com Mauro Cezar, o treinador vascaíno demonstrou um comportamento que remete aos tempos em que comandava o ex-clube. “Fábio Carille agiu como se ainda treinasse o Corinthians”, afirmou o jornalista, em tom de reprovação. A crítica foi direcionada, principalmente, à escalação inicial, considerada mista, e às decisões táticas que, conforme apontado, revelaram uma postura excessivamente cautelosa e pouco competitiva diante de um adversário mais qualificado.

Aliás, sem nomes importantes como Philippe Coutinho, Hugo Moura, Vegetti e Nuno Moreira, o Vasco entrou em campo com um time descaracterizado. Ainda assim, surpreendentemente, Carille optou por começar com Loide Augusto entre os titulares — decisão que também foi duramente questionada. Aos 27 minutos, o time já perdia por 2 a 0, com Memphis Depay e Yuri Alberto dominando a partida.

Conforme destacou Mauro, o técnico só mexeu na equipe no segundo tempo, quando já perdia por dois gols de diferença. “No segundo tempo, o treinador se mexeu… e escapou do pior”, escreveu o comentarista, mencionando que dois gols do Corinthians foram anulados pelo VAR antes do terceiro — que, por fim, aconteceu após falha coletiva da defesa, culminando em gol contra de João Victor.

Estratégia de Carille em xeque

Para Mauro Cezar, a estratégia adotada pelo treinador foi “inexplicável e desastrosa”, especialmente ao abrir mão de uma formação mais forte diante de um adversário tradicional e fora de casa. “O que esperava conseguir o treinador em Itaquera?”, questionou. Ele ainda mencionou que a proximidade do confronto contra o Puerto Cabello pela Sul-Americana, na próxima terça-feira (08), não justificava enfraquecer a equipe justamente contra o Corinthians.

“Depois da estreia com virada sobre o Santos, o Vasco já sofre a primeira e clara derrota no Brasileiro — e com as digitais do técnico e suas escolhas sem nexo”, completou Mauro, atribuindo responsabilidade direta ao treinador pelo resultado negativo.

Enfim, a atuação do time carioca expôs fragilidades no planejamento do elenco para a sequência da temporada. Ao passo que o treinador prioriza peças e momentos de forma questionável, a equipe vascaína acumula mais uma derrota em Itaquera — a oitava nas últimas nove visitas ao estádio corintiano.