A declaração de Renato Paiva direcionada aos jogadores do Botafogo

Renato Paiva em ação pelo Botafogo em 2025 (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

O Botafogo conquistou sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro de 2025 ao vencer o Juventude por 2 a 0 neste sábado (5), no Estádio Nilton Santos. Após o triunfo, o técnico Renato Paiva reconheceu que o time iniciou a partida abaixo do esperado, mas destacou a evolução da equipe a partir das mudanças feitas no segundo tempo.

“É um jogo que a equipe vai crescendo com o jogo. A equipe não entrou bem, entrou mal. Eu entendo e disse aos jogadores que o mais importante é nos preocuparmos em ganhar. Quando não vai no talento, vai na personalidade, vai na raça”, afirmou Paiva. “Fomos acertando, e os jogadores foram acreditando. No segundo tempo, tivemos correções posicionais, conseguimos melhorar a circulação da bola e o comportamento coletivo”, completou.

Os gols foram marcados em momentos distintos, e o treinador destacou que o time encontrou mais presença ofensiva após o intervalo. Para Paiva, a equipe mostrou maturidade ao não se desesperar durante a má fase inicial e corrigir os erros em campo.

O técnico aproveitou a coletiva para comentar o desempenho de alguns reforços do elenco, como Jair, Santi e Artur, e justificou a entrada de Mastriani como preparação para o confronto da próxima terça-feira (7), contra o Carabobo, pela Libertadores, já que Igor Jesus estará fora.

“O trabalho coletivo potencializa o individual. O Jair de hoje é melhor do que quatro jogos atrás, tem ao lado um jogador que é um paizão. Os que entraram, entraram muito bem e vão dar dor de cabeça ao treinador. O Mastriani eu quis dar minutos porque não vamos ter o Igor na terça-feira”, explicou.

Ao ser questionado sobre a cobrança da torcida por desempenho, Paiva relembrou sua trajetória recente e citou o início de carreira de Pep Guardiola como comparação para os desafios enfrentados no início de seu trabalho.

“O trabalho do treinador tem validade menor que um iogurte, porque é de três em três dias. O Guardiola no Manchester City não pode ser comparado com o Guardiola de quando começou no Barcelona B”, disse. “Sei do que sou capaz, sei do que o estafe é capaz e sei dos jogadores que tenho. Eu sei o porquê de tantas vitórias”, concluiu.

Com a vitória, o Botafogo soma três pontos nas duas primeiras rodadas do Brasileirão. O foco agora se volta para a Libertadores, onde o Alvinegro enfrentará o Carabobo no Nilton Santos, às 19h (de Brasília), pela segunda rodada da fase de grupos.