A declaração de Savinho sobre a atual temporada do Manchester City

Savinho em ação pela Seleção Brasileira (Foto: Reprodução/Instagram)

Acostumado a dominar a Premier League nas últimas temporadas, o Manchester City vive um cenário bem diferente em 2025. Atual tetracampeão inglês, o time de Pep Guardiola está longe da briga pelo título. Com 51 pontos e ocupando a quinta colocação, os Citizens têm 22 a menos do que o líder Liverpool.

Apesar do momento de frustração no campeonato, o foco segue nos objetivos restantes. Em entrevista à ESPN, o atacante Savinho falou sobre a necessidade de manter a concentração, mesmo sem chances de título.

“Treinando. Conversando com o Pep, conversando entre a gente mesmo”, disse o brasileiro. “Temos noção de que a temporada foi bastante difícil para nós. Sabemos que não vamos brigar mais pelo título da Premier League. Temos essa consciência bem tranquila, essa humildade de saber. Acho que é ter humildade e buscar os objetivos que ainda temos nesses oito jogos.”

Entre as metas do clube está a classificação para a próxima edição da Champions League. Além disso, o City ainda está vivo na Copa da Inglaterra, competição em que disputa uma vaga na final. Já o Mundial de Clubes, que será realizado ao fim da temporada, ainda não é tema nas conversas do elenco.

“Não é hora de pensar nisso. Temos oito finais na Premier League. Temos de classificar para Champions League, que é um objetivo nosso. Não temos de pensar no Mundial agora”, afirmou Savinho. “Não falamos sobre o Mundial. É impossível pensar nisso agora. A temporada nem acabou ainda. Vamos estar errados se pensarmos agora no Mundial”, completou.

Mesmo em uma temporada sem conquistas até o momento, Savinho destaca o crescimento individual e a parceria com Pep Guardiola como fundamentais em sua evolução. Contratado pelo City em 2023 e emprestado ao Girona, o atacante estreou com a camisa do clube inglês em agosto do ano passado.

“Ele me ajuda me incentivando na beira de campo e quando me chama para conversar. Fala para eu não mudar minha essência e continuar tentando sempre, para ajudar a equipe de alguma forma dentro de campo”, revelou. “Tem jogador que quando erra perde a confiança. Já aconteceu isso comigo em outros clubes. Quando tentava e errava, eu não tinha um apoio como estou tendo no City e tinha no Girona.”

Savinho também citou os aspectos técnicos e táticos que têm aprendido sob comando de Guardiola. “Forma tática. Leitura de jogo. O timing de fazer o movimento, de olhar para onde você vai dar o passe, não cruzar para a área só por cruzar, sem olhar, é para ver se tem alguém dentro da área.”

O clássico contra o Manchester United é mais um capítulo dessa reta final para o Manchester City, que ainda busca encerrar a temporada com metas cumpridas, mesmo distante dos títulos que marcaram os últimos anos.