Adversário do São Paulo é suspenso

Escudo do São Paulo (Foto: Reprodução/São Paulo)

A Conmebol anunciou na última sexta-feira a suspensão do meio-campista uruguaio Pablo Ceppelini, do Alianza Lima, por quatro meses de competições organizadas pela entidade. A punição foi aplicada após o jogador proferir um comentário considerado discriminatório contra um torcedor do Boca Juniors, chamando-o de “boliviano”, segundo revelou o jornalista argentino Germán García Grova.

A decisão foi tomada com base no artigo 15.1 do Código Disciplinar da Conmebol, que proíbe qualquer forma de discriminação, ofensa ou ataque à dignidade humana por motivos como origem étnica, nacionalidade, cor da pele, religião, gênero ou orientação sexual. O órgão sul-americano entendeu que a declaração do atleta configurou uma ofensa de cunho discriminatório.

O Alianza Lima se manifestou por meio de suas redes sociais e afirmou que a punição “não se ajusta à realidade dos fatos e provas”. O clube informou ainda que pretende recorrer da decisão ao Comitê de Apelações da própria Conmebol.

Com a sanção, Ceppelini está fora do confronto contra o São Paulo, válido pela segunda rodada do Grupo D da Copa Libertadores. A partida será disputada na próxima quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), no estádio do Morumbis, na capital paulista.

Ceppelini vinha sendo uma das peças importantes do Alianza Lima na temporada. Sua ausência representa um desfalque considerável para a equipe peruana, que busca somar os primeiros pontos na competição continental.

A suspensão tem efeito imediato e abrange qualquer torneio organizado pela Conmebol, o que inclui a Libertadores, a Sul-Americana e eventuais competições regionais. Caso o recurso apresentado pelo clube não tenha êxito, o jogador ficará fora de ação até o fim da fase de grupos.

O São Paulo vem de uma vitória na Libertadores contra o Talleres, na última quarta-feira por 1 a 0, com gol de Alisson, Calleri chegou a marcar mas o gol foi anulado. O próximo confronto será no dia 10 de abril, às 21h30 da noite, no Morumbis, contra o Alianza Lima.