A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) comunicou aos clubes que jogadores que subirem na bola durante as partidas do Campeonato Brasileiro serão advertidos com cartão amarelo. A nova diretriz foi oficializada por meio de um ofício enviado na última sexta-feira a clubes e federações.
Notícias mais lidas:
O documento, que trata de condutas antidesportivas, informa que o gesto será enquadrado como uma forma de “falta de respeito pelo futebol”, conforme prevê o regulamento da International Board (IFAB), responsável pelas regras do jogo. A medida foi anunciada pouco mais de uma semana após o atacante holandês Memphis Depay, do Corinthians, utilizar o artifício na final do Campeonato Paulista contra o Palmeiras.
“Há diferentes circunstâncias em que um jogador deve ser advertido com cartão amarelo por conduta antidesportiva, entre as quais mostrar falta de respeito pelo futebol”, diz trecho do comunicado da CBF.
A decisão provocou reação imediata do diretor de negócios jurídicos do Corinthians, Vinicius Cascone, que ironizou a regulamentação por meio das redes sociais. “Em pleno sábado é editada a Norma Memphis. Subiu na bola… cartão amarelo”, escreveu o dirigente nos stories do Instagram.
Apesar da repercussão recente, o ato de subir na bola não é inédito no futebol brasileiro. Em 2023, durante uma partida do Campeonato Brasileiro, o meia Soteldo, então no Santos, fez a mesma jogada durante a vitória sobre o Vasco, na Vila Belmiro. Na ocasião, o venezuelano foi advertido com cartão amarelo por conta da confusão gerada entre os jogadores em campo.
A nova diretriz reforça o entendimento da CBF de que atos considerados provocativos, ainda que tecnicamente legais, não serão tolerados em campo.
A decisão veio após uma confusão generalizada na final do Campeonato Paulista onde Memphis Depay subiu na bola, porém, antes do camisa 10 do Corinthians, Soteldo do Santos, também havia feito esse mesmo gesto.