O diretor jurídico do Corinthians, Vinicius Cascone, usou as redes sociais para ironizar a nova determinação da CBF que orienta os árbitros a punirem com cartão amarelo os jogadores que subirem na bola com os dois pés, gesto considerado como provocação e falta de respeito ao adversário. A medida foi divulgada neste sábado e ganhou repercussão imediata.
Notícias mais lidas:
Cascone fez alusão direta ao atacante Memphis Depay, que utilizou esse artifício durante a final do Campeonato Paulista contra o Palmeiras. “Em pleno sábado é editada a Norma Memphis. Subiu na bola… cartão amarelo”, escreveu o dirigente em publicação no Instagram, em tom de crítica à entidade.
A jogada de Memphis ocorreu no segundo tempo da partida de ida da decisão estadual, vencida pelo Corinthians por 1 a 0, no Allianz Parque. O gesto foi interpretado por alguns como provocação ao rival e gerou discussões dentro e fora de campo. Além de Memphis, Soteldo do Santos, já havia feito o mesmo gesto.
No ofício enviado aos clubes, a CBF afirma que a conduta pode provocar “transtorno ao ambiente de jogo” e “prejudicar a imagem do esporte”. A entidade classifica o ato como “conduta antidesportiva” e orienta que, ao identificar esse tipo de jogada, os árbitros devem aplicar tiro livre indireto e cartão amarelo ao jogador infrator.
“Trata-se de um jogador subir na bola com os dois pés, com o intuito de provocação à equipe adversária. Fato este que, além do risco de lesão para o próprio jogador, gera transtornos generalizados nas partidas”, diz um trecho do comunicado assinado pela Comissão de Arbitragem da CBF.
A decisão acontece pouco mais de uma semana após a conquista do Paulistão pelo Corinthians, em uma campanha marcada pela atuação destacada de Memphis. A nova regra gerou reações diversas, especialmente por vir logo após o episódio envolvendo o atacante holandês.