Artilheiro do Campeonato Paulista e destaque do Santos no início da temporada, Guilherme Amado enfrenta sua fase mais instável em 2025. Sem marcar nos últimos quatro jogos, o atacante pode ser sacado do time titular no confronto contra o Bahia, neste domingo (6), às 20h30, na Vila Belmiro, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
Notícias mais lidas:
Com dez gols em 2025 e duas assistências, Guilherme é o único jogador do elenco que participou das 15 partidas do Santos na temporada. No entanto, desde a vitória sobre o Noroeste por 3 a 0, em 19 de fevereiro, ele não balança as redes. A seca coincide com atuações apagadas nos duelos decisivos do Paulistão, especialmente na derrota por 2 a 1 para o Corinthians na semifinal, e na estreia do Brasileirão, também por 2 a 1, contra o Vasco.

A queda de rendimento ocorre em um momento de alta concorrência no setor ofensivo. Dos 11 reforços contratados pelo clube na primeira janela de 2025, sete são atacantes: Neymar, Álvaro Barreal, Thaciano, Benjamín Rollheiser, Tiquinho Soares, Gabriel Veron e Deivid Washington. Com isso, o técnico Pedro Caixinha passou a considerar mudanças no comando de ataque.
Barreal, por exemplo, que entrou no time contra o Vasco, mostrou boa movimentação e é cotado para iniciar como titular diante do Bahia. Neymar, em recuperação física, e Soteldo, que não atuou na primeira rodada, também voltam a ficar à disposição e aumentam as opções do treinador para montar o setor ofensivo.
Apesar da má fase, Guilherme segue como peça relevante do elenco. Contratado em dezembro de 2023, ele soma 61 partidas pelo clube, com 23 gols e 12 assistências. Em 2024, foi o artilheiro do time na campanha do acesso à Série A, com dez gols, e começou 2025 em destaque no Paulistão.
O provável Santos para enfrentar o Bahia tem Gabriel Brazão; JP Chermont, Gil, Zé Ivaldo e Escobar; João Schmidt, Gabriel Bontempo e Soteldo; Rollheiser, Guilherme (Barreal) e Tiquinho Soares.