A declaração de Juca Kfuri sobre pênalti do Palmeiras

Palmeiras x Sport pelo Brasileirão (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

O lance que culminou na vitória do Palmeiras sobre o Sport na Ilha do Retiro, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, tem gerado forte repercussão nesta segunda-feira (07). Conforme analisado por Juca Kfouri no programa ‘Posse de Bola‘, o pênalti assinalado pela arbitragem — convertido por Piquerez — foi classificado como o segundo maior erro já cometido pelo VAR no futebol brasileiro.

Segundo Juca, a decisão tomada pelo árbitro Bruno Arleu de Araújo não apenas comprometeu o resultado da partida, mas também escancarou uma recorrente fragilidade na aplicação da tecnologia de vídeo. “Não considero que o Palmeiras tenha vencido no Recife. O Palmeiras empatou no Recife e teve o segundo maior erro do VAR na história do futebol brasileiro”, afirmou o comentarista, que ainda citou outro erro anterior, no clássico contra o São Paulo, como o mais grave da era do árbitro de vídeo.

O comentarista ressaltou que a falha de arbitragem não foi um caso isolado, haja vista que outros lances polêmicos marcaram a rodada. A ausência do vermelho ao zagueiro Lyanco em outro confronto, e uma falta inexistente marcada contra o Cruzeiro, que resultou na expulsão de um defensor celeste, servem de exemplos. “Estamos diante dessa verdadeira catástrofe que é a arbitragem no futebol brasileiro”, criticou Juca, destacando o impacto direto dessas decisões nos placares e na qualidade dos jogos.

Posicionamento do Rubro-Negro

A diretoria do Sport também manifestou indignação com a marcação do pênalti. Ainda assim, até o momento, não houve manifestação formal da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre o ocorrido.

A partida em questão terminou com o placar de 2 a 1 para o Palmeiras, resultado que acabou ofuscado pela controvérsia gerada em torno da arbitragem. O revés, aliás, manteve o Sport na zona de rebaixamento, na penúltima colocação, com apenas um ponto somado de seis disputados até o momento.