A declaração de Paulo Henrique Ganso após o jogo entre Fluminense x Bragantino

Paulo Henrique Ganso durante jogo do Fluminense (Foto: Reprodução/Fluminense)
Paulo Henrique Ganso durante jogo do Fluminense (Foto: Reprodução/Fluminense)

Após mais de quatro meses afastado dos gramados, o meia Paulo Henrique Ganso voltou a atuar pelo Fluminense. Recuperado de uma miocardite diagnosticada em janeiro, o camisa 10 entrou no segundo tempo da vitória por 2 a 1 sobre o Red Bull Bragantino, neste domingo (6), no Maracanã, em partida válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

Ganso iniciou no banco de reservas e foi acionado aos 22 minutos da etapa final, substituindo Lima. Em cerca de 30 minutos em campo, o meia participou ativamente do jogo, acertando seis passes, finalizando uma vez e sofrendo uma falta.

Na saída de campo, o jogador celebrou o retorno e agradeceu a todos que o acompanharam durante o processo de recuperação.

“Só agradecer a Deus e as pessoas que me ajudaram, o doutor Fabrício, todo o pessoal do clube, do Fluzão. Minha família, minha esposa, meus filhos… todo mundo que estava perto. Voltando aos poucos, acho que já foi um bom teste ali tendo que correr atrás da equipe do Bragantino, que é uma intensidade muito alta, mas a gente conseguiu. Agora é só entrar no ritmo”, disse à TV Globo.

A última partida de Ganso havia sido no dia 1º de dezembro de 2024, no empate com o Athletico-PR pela 36ª rodada do Brasileirão. Naquela ocasião, o meia foi expulso após empurrar Canobbio, hoje seu companheiro de equipe. No início da pré-temporada de 2025, exames detectaram uma inflamação no miocárdio. O jogador precisou passar por um período de repouso e foi submetido a uma ablação, procedimento realizado para corrigir sequelas da doença.

Liberado para voltar a treinar com o elenco no fim de março, Ganso retomou gradualmente o ritmo físico até ser relacionado novamente por Renato Gaúcho. Antes da partida, o treinador afirmou que o camisa 10 teria condições de atuar por, no máximo, 45 minutos, o que se confirmou com a entrada na metade final da segunda etapa.