O empresário norte-americano John Textor, proprietário da SAF do Botafogo, voltou a chamar a atenção do noticiário esportivo internacional ao provocar diretamente o Paris Saint-Germain. Em entrevista concedida recentemente, ele classificou o tradicional clube francês como um “time pequeno de Paris”, numa declaração que antecede o aguardado confronto entre as equipes pelo Super Mundial de Clubes da Fifa.
Notícias mais lidas:
Atualmente no comando do Botafogo e também sócio majoritário do Lyon-FRA, Textor vem protagonizando uma rivalidade cada vez mais acirrada com o PSG. As provocações entre os dirigentes não são novidade e ocorrem há anos. Em um episódio mais recente, Nasser Al-Khelaifi, presidente do time de Paris, referiu-se ao norte-americano como “cowboy”, após um vazamento de áudio. John,por sua vez, respondeu com ironia ao usar um chapéu típico durante o clássico entre as equipes.
A declaração de Textor foi feita durante o programa “In The Zone”, da DAZN, no último domingo (06). O norte-americano comentou sobre o chaveamento do Botafogo, que conquistou vaga após vencer o Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores, no Mundial de Clubes da Fifa. Segundo ele, o time carioca enfrentará “um pequeno time de Paris”, além de elogiar o Atlético de Madrid e o Seattle Sounders, que completam o Grupo B do torneio.
‘Copa do Mundo’ da Fifa
O novo Mundial de Clubes da Fifa acontecerá nos Estados Unidos, entre os dias 15 de junho e 13 de julho. A estreia do Botafogo será no domingo, dia 15 de junho, contra o Seattle Sounders. Já o aguardado embate contra o PSG ocorrerá na quarta-feira, dia 19, às 22h (de Brasília), no estádio Rose Bowl, em Pasadena, na Califórnia.
Além de ser uma das vozes mais ativas do futebol global atualmente, Textor aproveitou a entrevista para elogiar a iniciativa da Fifa. Para ele, a competição é uma oportunidade de reunir grandes clubes em um cenário internacional: “É maravilhoso que a Fifa organize esse tipo de evento, que reúna o mundo inteiro para jogar”, afirmou.
Grupo do Botafogo
O Glorioso, campeão da última edição da Conmebol Libertadores, caiu no Grupo B do Mundial de Clubes 2025, que será realizado entre junho e julho nos Estados Unidos. Conforme mencionado, a equipe enfrentará o Paris Saint-Germain (França), o Atlético de Madrid (Espanha) e o Seattle Sounders (Estados Unidos).
O PSG chega ao torneio sem grandes estrelas, após as saídas de Mbappé, Neymar e Messi, vivendo uma nova fase com foco em atletas jovens como Barcola e João Neves. Comandado por Luis Enrique, o time conquistou, nadando a braçadas, esta edição do Campeonato Francês. O Atlético de Madrid, por sua vez, reforçou o elenco com nomes como Julián Álvarez e vive temporada sólida na La Liga, apesar da irregularidade europeia.
Já o Seattle Sounders se destaca como o primeiro clube dos Estados Unidos a disputar o Mundial no formato atual, após vencer a Liga dos Campeões da Concacaf em 2022. A equipe é treinada por Brian Schmetzer e conta com o meia Albert Rusnák como destaque. O elenco também tem brasileiros conhecidos, como João Paulo, ex-Botafogo, e Léo Chu, revelado pelo Grêmio.