A edição do ‘Globo Esporte Pernambuco‘ desta segunda-feira (07) começou com tom de deboche ao abordar o pênalti polêmico assinalado a favor do Palmeiras na vitória por 2 a 1 sobre o Sport, na Ilha do Retiro, pela segunda rodada do Brasileirão. A abertura do programa exibiu um rapaz vestido com a camisa alviverde tropeçando sozinho na rua, enquanto um árbitro aparecia ao fundo marcando pênalti, em clara sátira ao lance que gerou revolta entre os torcedores rubro-negros.
Notícias mais lidas:
O vídeo faz referência ao lance que resultou no segundo gol do Palmeiras, também de pênalti, contra o Sport na Ilha do Retiro. A penalidade, convertida por Piquerez, ocorreu aos 42 minutos do segundo tempo, quando o árbitro principal, Bruno Arleu de Araújo, viu infração cometida por Matheus Alexandre sobre Raphael Veiga, dentro da grande área. O lance foi analisado por Rodrigo Nunes de Sá e Diogo Carvalho Silva, responsáveis pelo VAR, que optaram por validar a decisão de campo.
O que diz a análise do VAR?
Durante a análise, Bruno Arleu declarou: “Na hora que ele faz o tique-taque, ele toma o toque. Pra mim, eu vejo na hora que ele dá o tique-taque”. Em seguida, Rodrigo Sá complementou: “Ele vai tocar na bola, mas não muda a trajetória da bola, que vai sobrar ainda pro jogador de branco. E aí vai ter um calço”.
Posteriormente, os árbitros revisaram o lance sob diferentes ângulos, embora alguns não estivessem com boa visibilidade. A decisão final apontou que houve um calço que interferiu na jogada. “Depois que ele joga e o jogador tenta prosseguir, tem um contato com o pé que é mínimo, e depois ele vem arrastando o pé no chão”, acrescentou Rodrigo Sá. Ele concluiu: “Temos dentro da área o calço e isso impacta na ação dele seguir na jogada. O pênalti está confirmado”.
A revisão também descartou qualquer toque de mão na origem da jogada, reforçando a manutenção da marcação. Bruno Arleu, então, confirmou o pênalti sem necessidade de consultar o monitor do VAR.
Entretanto, a decisão causou forte indignação entre jogadores e membros da diretoria do Sport. O meia Lucas Lima criticou abertamente a arbitragem ao final da partida: “O árbitro estragou o jogo. Decidiu pra eles”. Já o vice-presidente de futebol do clube, Guilherme Falcão, foi ainda mais incisivo: “Está na hora de importar árbitro”.
A atuação da arbitragem também foi contestada por PC Oliveira, comentarista e especialista em arbitragem da Globo. De forma clara, ele discordou tanto da decisão de campo quanto da análise feita pelo VAR, acrescentando ainda mais combustível à insatisfação da equipe pernambucana.
A controvérsia reforçou a pressão sobre a comissão de arbitragem da CBF, que deverá se reunir com representantes do Sport nesta segunda-feira (07 de abril) para ouvir a formalização da reclamação por parte do clube.