Em participação no programa Resenha da Rodada, da ESPN, o ex-zagueiro Diego Lugano surpreendeu ao apontar o Vasco como um time com chances reais de conquistar a Copa Sul-Americana de 2025. Apesar do momento irregular da equipe e da pressão sobre o comando técnico, o uruguaio considera que o formato eliminatório da competição pode favorecer o Cruz-Maltino ao longo da temporada.
Notícias mais lidas:
“Eu acho que o Vasco, se passar de fase e ir crescendo, tem chances de ser campeão da Sul-Americana”, afirmou Lugano durante a atração. Para ele, a força da torcida vascaína em São Januário pode fazer a diferença nas etapas decisivas, especialmente em confrontos diretos de mata-mata, como já ocorreu anteriormente na Copa do Brasil de 2024.

Atualmente, o Vasco ocupa posição delicada no grupo e precisa vencer o Puerto Cabello, adversário modesto, para manter vivo o objetivo de classificação. A derrota recente para o Corinthians, também participante da Sul-Americana, aumentou a cobrança sobre o elenco e sobre o técnico Fábio Carille, que tenta reverter a situação com foco total no trabalho.
“(Vamos) para o campo e treinar: parte ofensiva, defensiva, bola aérea defensiva e ofensiva, para que fique tudo muito definido e que eles possam fazer o melhor dentro de campo para conseguirmos a primeira vitória na Sul-Americana, que vai ser muito importante para nós”, explicou Carille, ao comentar sua estratégia para reagir no torneio.
Aliás, o momento do Vasco é marcado por instabilidade dentro e fora das quatro linhas. Ainda que haja expectativa por evolução, os resultados não têm sido suficientes para conter a insatisfação. Contudo, conforme observação de Lugano, a energia da torcida pode ser um combustível importante, caso o time consiga embalar na competição.
Por fim, o ex-jogador também se posicionou sobre uma polêmica recente no futebol brasileiro. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) recomendou punições para atletas que subirem na bola como forma de provocação. Quando questionado sobre como reagiria se estivesse em campo ao lado de Memphis Depay, envolvido em lance semelhante na final do Paulistão, Lugano respondeu: “Faz parte, se você perdeu, perdeu! (…) Você só vai causar confusão e tomar cartão”.