“É uma equipe que precisa reaprender a jogar”, disse o treinador
Na última sexta-feira, o Athletico fez sua estreia na Série B do Brasileirão de 2025. O Furacão bateu o Paysandu fora de casa pelo placar de 2 a 1, com gols de Bruno Zapelli e Renan Peixoto. Após a partida, o técnico Maurício Barbieri foi perguntado se o Athletico é a equipe “a ser batida” na competição. No entanto, o treinador optou por “deixar” os adversários responderem.
Notícias mais lidas:
“Todos esses elementos são importantes, mas quem tem que responder são os adversários. A gente tem que focar no que a gente tem que fazer. Todos os jogos são muito difíceis na Série B, por diferentes características e detalhes. A gente é uma equipe que precisa reaprender a jogar, ficou muito tempo longe dessa competição. A gente tem esse desafio grande de entender bem essa competição, entender a maneira de jogar e como tem que se comportar em campo”, iniciou.
“Se os adversários vão entender que somos ou não a equipe a ser batida, isso não tem que entrar no vestiário. A gente tem que entrar com a mesma mentalidade que entrou hoje [contra o Paysandu], de buscar imprimir nosso jogo, de buscar competir bastante, ser superior ao adversário. Agindo dessa maneira, a gente estará sempre mais próximo da vitória”, acrescentou.
Após 13 anos, o Athletico-PR novamente disputa a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Porém, o Furacão chega com mais bagagem e mais história construída. Neste período, o clube conquistou duas vezes a Copa Sul-Americana, uma vez a Copa do Brasil e chegou na final da Copa Libertadores em 2022, quando acabou derrotado pelo Flamengo.
Na temporada de 2025, o Athletico foi eliminado do Campeonato Paranaense pelo Maringá, em plena Ligga Arena. Já na Copa do Brasil, o Furacão que joga desde a primeira fase, conseguiu avançar e hoje está na terceira fase, esperando pelo seu adversário.
“No estadual, a gente falou que foi uma eliminação muito doída, dolorosa, mas ela era circunstancial. Até aquele momento a gente vinha numa sequência muito grande de invencibilidade, uma das maiores do Brasil, vinha sofrendo pouquíssimos gols, fazendo muitos gols e jogando muito bem. O jogo [contra o Paysandu] reforça o que a gente falou: foi circunstancial, aconteceu”, analisou Barbieri.
O Athletico volta a campo nesta quinta-feira (10) contra o Criciúma, pela segunda rodada do campeonato Brasileiro da Série B. A bola rola às 19h (horário de Brasília) na Ligga Arena.