O futebol brasileiro vive constantes debates sobre sua organização e tradições, e André Rizek não poupou palavras para criticar um problema recorrente. Durante o Seleção SporTV, nesta segunda-feira (7), o jornalista detonou a realização de clássicos nacionais com torcida única nos estádios. A declaração aconteceu em meio à polêmica envolvendo a realização de Vasco x Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro.
Notícias mais lidas:
O tema ganhou ainda mais repercussão porque a Justiça do Rio de Janeiro acatou uma liminar permitindo que o confronto fosse disputado em São Januário, contrariando o veto do Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (BEPE).
Rizek rebate decisão da polícia sobre Vasco x Flamengo

O veto inicial ao jogo pegou torcedores e especialistas de surpresa. Isso porque o BEPE determinou que o estádio do Vasco não deveria receber a partida por questões de segurança. Entretanto, a decisão foi contestada na Justiça e acabou revertida.
“Concordo com a decisão (judicial) que não cabe à polícia. Tem que estabelecer regras. É a função da polícia. E não dizer que o Vasco não pode jogar em São Januário.”, analisou Rizek.
“Acho horrível, um sinal de intolerância, péssimo. Mas é um direito do Vasco não querer jogar no Maracanã. É direito do Vasco querer jogar no próprio estádio.”, disse o jornalista.
Além disso, o jornalista enfatizou que, independentemente de opiniões sobre o melhor palco para o duelo, a escolha deveria partir do clube mandante. Sendo assim, o Vasco tem o direito de definir onde realizará suas partidas.
“É direito do Vasco. Por mais que eu discorde, vou defender o direito do Vasco de decidir onde mandar o jogo dele. A polícia não tem que se meter. Tem que estabelecer as regras de segurança”, concluiu.
CEO do Vasco anuncia decisão final sobre mandos
Após toda a polêmica, o CEO do Vasco, Carlos Amodeo, esclareceu a posição do clube. Em entrevista ao Troca de Passes, do SporTV, ele confirmou que, a partir de 2025, os jogos entre Vasco e Flamengo serão realizados no Maracanã, com divisão de 50% do público para cada torcida.
“A gente estabeleceu que todas as partidas, exceto as válidas pelo Estadual, em 2025 e 2026, serão jogadas no Maracanã com público de 50% para cada torcida”, explicou Amodeo.
Dessa maneira, o Vasco garantiu condições comerciais equitativas a Flamengo e Fluminense, além da possibilidade de ambientar vestiários e áreas estratégicas do estádio conforme suas preferências.
Com isso, a decisão tende a pacificar um tema que gera grande debate. Afinal, a presença de duas torcidas é um dos grandes espetáculos do futebol brasileiro e um fator essencial para manter a atmosfera vibrante dos clássicos.