Clube da Europa prepara proposta por dois jogadores do Palmeiras

Allianz Parque, estádio do Palmeiras (Foto: Reprodução/Palmeiras)

A movimentação do Ajax no mercado sul-americano segue intensa. Em busca de jovens talentos com potencial de valorização no futebol europeu, o clube holandês voltou suas atenções para o Brasil e colocou dois nomes do Palmeiras sob análise: Agustín Giay e Vanderlan. Ambos são vistos como opções viáveis para reforçar o elenco na próxima janela de transferências.

Conforme divulgado por veículos da imprensa europeia, representantes do Ajax estiveram no Allianz Parque no sábado (31 de março) com o intuito de acompanhar de perto o desempenho dos atletas. Na ocasião, Giay foi acionado no segundo tempo da partida, enquanto Vanderlan permaneceu no banco de reservas durante os 90 minutos.

Agustín Giay e Luiz Araújo durante o jogo entre Flamengo x Palmeiras pela Copa do Brasil 2024 no Maracanã (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

O lateral-direito Giay, argentino, está vinculado ao Palmeiras até 2029 e tem valor de mercado estimado em 11 milhões de euros. O jogador surge como uma alternativa para substituir Devyne Rensch, que deixou o clube de Amsterdã na última janela de transferências do meio do ano. A possível contratação visa preencher a lacuna deixada pelo defensor, que era titular da posição.

Por sua vez, Vanderlan, lateral-esquerdo revelado pelas categorias de base do clube paulista, também desperta o interesse do Ajax. A eventual chegada do brasileiro poderia representar uma reposição para Jorrel Hato, atleta do time holandês que, segundo especulações na imprensa europeia, pode ser negociado futuramente. O contrato de Vanderlan com o Palmeiras é válido até 2028.

Embora não haja propostas oficiais por nenhum dos dois jogadores até o momento, a presença de olheiros europeus nos jogos do Palmeiras reforça a atenção do mercado internacional sobre o elenco alviverde. O Ajax, aliás, tem tradição em buscar jogadores na América do Sul com o objetivo de desenvolvê-los tecnicamente e, posteriormente, obter retorno financeiro com transferências.

O interesse nos dois laterais também está alinhado com a política do clube holandês, que investe prioritariamente em atletas jovens. A formação tática do Ajax favorece o uso de laterais com boa capacidade ofensiva, característica presente tanto em Giay quanto em Vanderlan. Assim, a avaliação deve se intensificar nos próximos meses, sobretudo conforme se aproxima a reabertura do mercado europeu.