Carlo Ancelotti ganha força na CBF para substituir Dorival Júnior

Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid (Foto: Susana Vera/Reuters)

A crise que se instaurou no Real Madrid após a derrota por 3 a 0 para o Arsenal, na última terça-feira (08 de abril), pela Champions League, reacendeu nos bastidores da CBF a possibilidade de contar com Carlo Ancelotti ainda antes da Copa do Mundo. A queda de rendimento do clube espanhol tem sido monitorada de perto por Ednaldo Rodrigues, presidente da entidade, que vislumbra um cenário mais favorável para avançar nas conversas com o treinador italiano.

Antes mesmo do revés sofrido em Londres, a sequência de resultados negativos já havia despertado atenção. A classificação sofrida diante da Real Sociedad, na Copa do Rei, e a derrota para o Valencia, por La Liga, aumentaram a pressão sobre Ancelotti. Conforme apurado, Ednaldo já cogitava iniciar tratativas em caso de agravamento da crise, e agora vê uma oportunidade mais concreta se desenhar.

A princípio, a expectativa da CBF era aguardar o desfecho da Champions da Ásia, em que Jorge Jesus está envolvido até o início de maio. Contudo, o desempenho irregular do Real Madrid e a proximidade de decisões importantes, como a final da Copa do Rei contra o Barcelona, prevista para o dia 26 de abril, podem acelerar a movimentação por Ancelotti.

“Agora tem essa possibilidade”, afirmou Cahê Mota, em referência à nova perspectiva de contar com o técnico italiano. Mesmo com Jorge Jesus em modo de espera e Abel Ferreira tendo sido consultado preliminarmente, Ancelotti segue como preferência declarada da cúpula da CBF, sobretudo do presidente.

Aliás, fontes próximas ao técnico do Real indicam abertura para conversas, mas sempre respeitando o ritmo do presidente do clube espanhol, Florentino Pérez. O nome de Xabi Alonso também começa a ganhar força em Madri, o que reforça a ideia de mudança no comando técnico do clube.

Assim sendo, embora ainda não haja decisões concretas, a expectativa é de que, logo após os compromissos decisivos do Real Madrid, a CBF intensifique seus contatos. O objetivo é ter um novo comandante já para a Data Fifa de junho.