A atuação do Real Madrid diante do Arsenal, na terça-feira (08 de abril), pela ida das quartas de final da Champions League, repercutiu de forma intensa nas redes sociais e na imprensa europeia. A equipe espanhola foi derrotada por 3 a 0 no Emirates Stadium, em Londres, e viu o atacante brasileiro Rodrygo ser um dos principais alvos de críticas tanto da torcida quanto de veículos especializados, mas que não resultaram numa unanimidade.
Notícias mais lidas:
Conforme os relatos, o desempenho do jogador revelado pelas categorias de base do Santos foi considerado abaixo do esperado. O jornal espanhol As, por exemplo, atribuiu ao brasileiro a nota mais baixa entre os atletas em campo. “Rodrygo foi o mais sumido de toda a equipe. Apenas protagonizou alguns arranques pela lateral, mas não foi visto tentando combinações. Seus disparos de longe também resultaram inofensivos”, avaliou a publicação. Ainda segundo o periódico, o atacante “foi extremamente discreto e não conseguiu dar o passo à frente que noites como essa exigem”.
Aliás, a atuação apagada do camisa 11 também repercutiu de forma negativa nas redes sociais. Diversos torcedores expressaram insatisfação com a performance do brasileiro. “Uma das piores atuações do Rodrygo” com a camisa do Real Madrid””, escreveu o perfil Real Madrid Brasil. Outro internauta afirmou: “Joga igual covarde, nunca vai ser o que poderia ser, nem tenta. Dá pra defender não”.
Em contrapartida, há quem responsabilize o técnico Carlo Ancelotti pelo baixo rendimento do atacante, eximindo-o, assim, das críticas. Há um senso quanto ao desempenho aquém, mas divergências no que se refere às razões para tal.
Vc quer que o Rodrygo tire os gols da cartola toda vez???? O time não tem compactação no meio, as bolas que ele recebe, ou ele que rouba ou é risada, o mesmo vale para os outros, os principal responsável é o Ancelloti por não conseguir fazer o time jogar e dizer que não precisa +
— TATO (@RenatoValerian0) April 8, 2025
Coletivo do Real Madrid
Enquanto isso, o desempenho coletivo do Real Madrid também foi alvo de comentários. A equipe comandada por Carlo Ancelotti não conseguiu conter o ímpeto ofensivo do Arsenal, que contou com dois golaços de falta de Declan Rice e um tento de Mikel Merino. O goleiro Courtois, apesar da goleada sofrida, evitou um placar ainda mais elástico com defesas importantes durante a partida.
A crítica não se restringiu a Rodrygo. Vinicius Júnior, igualmente titular na partida, recebeu nota 1 do mesmo jornal espanhol. Descrito como “errático, tímido e jogando mal”, o atacante também foi apontado como um dos destaques negativos da equipe. “Durante a primeira meia hora de jogo, protagonizou um carrossel de bolas perdidas que levou Ancelotti a lhe dar um puxão de orelha”, afirmou o As.
O resultado coloca o Real Madrid em situação delicada no torneio. A partida de volta está marcada para a próxima quarta-feira (16), às 16h (de Brasília), no estádio Santiago Bernabéu. Para avançar diretamente às semifinais, os espanhóis precisarão vencer por quatro gols de diferença. Caso a vitória seja por três gols, a decisão será nos pênaltis.
Além da desvantagem no placar, o Real terá o desfalque de Camavinga, expulso nos minutos finais do confronto em Londres após receber o segundo cartão amarelo. Enfim, o cenário atual exige uma atuação muito superior do elenco merengue no duelo de volta. Contudo, a pressão sobre Rodrygo, especialmente após a enxurrada de críticas, tende a crescer.