Ex-Flamengo é contratado, bastidores da confusão e IA crava adversário: as últimas notícias do Atlético-MG

Torcida do Atlético-MG (Foto: Reprodução/Instagram)

Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Atlético-MG se concentram nos bastidores do clube, com destaques do dia a dia do time.

Por conta deste contexto, leia abaixo um resumo preparado pela equipe do portal Gávea News para lhe manter muito bem informado!

IA crava adversário

Às vésperas do aguardado sorteio da terceira fase da Copa do Brasil, marcado para esta quarta-feira (09), às 15h, a expectativa dos torcedores aumenta. O evento, que será transmitido ao vivo pela CBF TV no YouTube, contará com clubes de peso como Flamengo, Palmeiras, Internacional e Atlético-MG. Nesta etapa, 12 times estreiam na competição, entre eles os que disputam a Libertadores e os campeões de outras competições nacionais (leia a matéria completa).

Taça da Copa do Brasil (Foto: Paula Reis/Flamengo)

Os times serão divididos em dois potes, com base no ranking da CBF: o pote 1 reúne os clubes de maior tradição, como Grêmio, Corinthians e o próprio Atlético-MG; enquanto o pote 2 agrupa equipes de menor expressão, como Retrô, Capital-DF e Botafogo-PB.

Os jogos desta fase estão agendados entre os dias 30 de abril e 21 de maio, com as partidas de ida e volta acontecendo ao longo desse período. A fase marca o início da presença dos grandes clubes do país, elevando a competitividade e o interesse nacional pelo torneio.

A equipe do Gávea News utilizou um modelo de inteligência artificial para simular mil vezes o sorteio oficial, respeitando as regras da CBF. O resultado mais recorrente nas simulações apontou um confronto entre Atlético-MG e Náutico como o mais provável. Se confirmado, o duelo colocará o Galo frente a frente com um tradicional clube nordestino, num embate que poderá mexer com as emoções dos torcedores já na terceira fase da competição.

Bastidores da confusão

O empate em 0 a 0 entre Atlético-MG e São Paulo, no Mineirão, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, ganhou novos contornos com a divulgação de uma leitura labial feita por Gustavo Machado. O vídeo revela falas dos envolvidos nas polêmicas que marcaram a partida, incluindo as expulsões do técnico tricolor Luis Zubeldía e do atacante Calleri. As decisões da arbitragem e a conduta enérgica à beira do campo dominaram os debates pós-jogo (leia a matéria completa).

atletico-mg x são paulo pelo Brasileirão (Foto: Pedro Souza / Atlético)

Zubeldía foi expulso ainda no primeiro tempo após reclamar de forma contundente da não aplicação do segundo amarelo ao zagueiro Lyanco, do Atlético. Segundo a leitura labial, o técnico argentino pressionou o árbitro pedindo a expulsão do defensor, mas acabou recebendo dois cartões em sequência e sendo retirado do gramado pelos colegas de comissão. No segundo tempo, foi a vez de Calleri ser expulso, após atingir o rosto de Junior Alonso com o braço em uma disputa aérea — um lance que também gerou intensas reações em campo.

As falas de Hulk e Lyanco registradas no vídeo ajudaram a explicar a tensão do momento. Hulk disse a Calleri que entendia sua intenção, mas justificou o vermelho pelo contato no rosto do adversário. Lyanco reforçou a gravidade do lance ao apontar o sangramento de Alonso. As expulsões acirraram os ânimos de torcedores e analistas esportivos. Agora, ambas as equipes voltam a campo no domingo (13) pelo Brasileirão, mas antes têm compromissos internacionais: o São Paulo encara o Alianza Lima, pela Libertadores, e o Galo enfrenta o Deportes Iquique, pela Sul-Americana.

Ex-Flamengo é contratado

O Atlético-MG oficializou a contratação de Pedro Menezes como novo coordenador de performance das categorias de base. Após seis anos atuando no Flamengo, onde desenvolveu projetos de ciência aplicada ao futebol e tecnologia esportiva, Pedro se junta a outros profissionais que também migraram recentemente para o clube mineiro. A contratação representa um passo estratégico do Atlético na qualificação de sua estrutura formativa (leia a matéria completa).

CT Ninho do Urubu (Foto: Divulgação Flamengo)

Pedro possui formação em Educação Física e doutorado em Biodinâmica do Movimento Humano pela UFRJ. Sua experiência inclui atuação com controle de carga, análise de desempenho, estratégias de recuperação e uso de dados em tempo real — elementos que reforçam o investimento do Galo na modernização do trabalho de base. O clube vem montando uma equipe robusta nesse setor, com foco em formação e captação de talentos.

Além de Pedro Menezes, o Atlético já havia anunciado Luiz Carlos de Azevedo como gerente-geral e João Paulo Daniel como observador técnico, ambos também vindos do Flamengo. Mais recentemente, André Velloso, ex-scout do Rubro-Negro, foi nomeado coordenador de captação da base. Com formações qualificadas e passagens marcantes no clube carioca, os novos nomes evidenciam uma forte reformulação interna nas categorias de base do Galo, mirando um futuro mais competitivo e estruturado.