FIFA aponta o Flamengo como campeão do Brasileirão de 1987

Flamengo campeão da Taça Guanabara (Foto: Paula Reis/Flamengo)

A polêmica sobre o título do Campeonato Brasileiro de 1987 ganhou mais um capítulo. Se havia alguma dúvida, a FIFA tratou de acabar com ela ao reconhecer o Flamengo como campeão da edição daquele ano. Sendo assim, a entidade máxima do futebol mundial contrariou a versão defendida pelos torcedores do Sport e causou revolta entre os pernambucanos.

FIFA reforça os títulos do Flamengo

Em uma publicação nas redes sociais, a FIFA destacou os principais títulos do Flamengo ao apresentar os participantes do Mundial de Clubes de 2025. No material, a entidade citou que o Rubro-Negro conquistou oito Campeonatos Brasileiros da Série A (1980, 82, 83, 87, 92, 2009, 2019 e 2020), além de outras competições como Copa do Brasil e Libertadores.

Isso porque, segundo a FIFA, o Flamengo venceu a edição de 1987, um reconhecimento que os rubro-negros sempre defenderam. Portanto, a decisão pegou os torcedores do Sport de surpresa e gerou diversas reações nas redes sociais. Enquanto alguns recifenses tentavam contestar a afirmação, flamenguistas ironizaram a revolta do clube pernambucano.

A confusão do Brasileirão de 87

Vale destacar que a polêmica sobre o título de 1987 começou porque a CBF, sem recursos para organizar o torneio, deixou a competição nas mãos do Clube dos 13, que criou a Copa União. A disputa contou com os clubes mais populares do país e foi um grande sucesso de público e audiência.

Porém, incomodada com a força do Clube dos 13, a CBF mudou de ideia e decidiu organizar um campeonato paralelo, chamado Módulo Amarelo, e rebaixou a Copa União para Módulo Verde. Dessa maneira, a entidade tentou impor um cruzamento entre os campeões de cada torneio, o que foi rejeitado pelos clubes do Módulo Verde.

Por isso, Flamengo e Internacional não jogaram as finais contra Sport e Guarani, que venceram por WO e decidiram o título entre si. Enquanto o Sport foi declarado campeão pela CBF, o Flamengo ficou com o título simbólico da Copa União. Com isso, a FIFA reforça o que os rubro-negros sempre defenderam: o verdadeiro campeão brasileiro de 1987 é o Mengão.