Muricy Ramalho crava quem vai vencer o Brasileirão

Troféu do Brasileirão (Foto: Lucas Figueiredo/ CBF)

O coordenador técnico do São Paulo, Muricy Ramalho, avaliou os postulantes ao título do Campeonato Brasileiro. Embora tenha admitido que é cedo para cravar quem será campeão, ele afirmou que as copas serão o divisor de águas para determinar quem tem mais chances de levantar o troféu do torneio nacional.

O calendário do futebol brasileiro sempre é tema das mesas-redondas esportivas e o acúmulo de datas entre as competições podem impactar diretamente no sucesso ou insucesso dos times no Brasileirão. Com as copas acontecendo ao mesmo tempo que a competição nacional, muitas vezes, o planejamento das equipes se voltam para elas.

Quando isso acontece, as equipes passam sufoco no Brasileirão, por não possuírem elencos tão fartos de opções. Um caso que aconteceu na última temporada foi o do Atlético-MG, que chegou às finais da Copa do Brasil e da Copa Libertadores da América, mas brigou até a última rodada do torneio nacional para não cair para a Série B. Para Muricy Ramalho, quem tiver o maior equilíbrio entre as competições terá maior sucesso.

“O que vai fazer a diferença é essas competições que tem ai no meio. E ai os técnicos tem que trabalhar bem, principalmente o plantel. A diferença vai ser as competições que vão ter no meio. Esse é o problema dos times brasileiros. Vai começar Libertadores, Copa do Brasil e Sul-Americana. Ai você vai ver quem vai ser quem no campeonato. Essas competições não são fáceis. O grande problema do futebol brasileiro é o plantel que o time tem que ter para ganhar o brasileiro”, disse. 

Para corroborar a argumentação, Muricy Ramalho relembrou o período em que o ex-centroavante Hernán Crespo comandou o São Paulo. O técnico argentino priorizava a Copa Conmebol Libertadores da América e quase caiu com o Tricolor para a segunda divisão do Brasileirão.

“O campeonato brasileiro não perdoa. Não dá para ficar esquecendo o Campeonato Brasileiro”, disse.