A declaração de Casagrande direcionada a diretoria do Cruzeiro

Casagrande, comentarista do UOL Esporte (Foto: Reprodução)

A fase do Cruzeiro em 2025 tem gerado preocupação entre torcedores e especialistas. Entre os críticos mais enfáticos está Walter Casagrande Jr., que não poupou palavras ao comentar o momento da equipe celeste. Em sua análise, o ex-jogador e comentarista destacou falhas graves no planejamento do clube, sobretudo nas movimentações do mercado da bola.

A derrota por 2 a 1 para o equatoriano Mushuc Runa, no Mineirão, pela fase de grupos da Copa Sul-Americana, acentuou a crise. O revés representou o segundo resultado negativo consecutivo na competição, da qual o time foi vice-campeão na temporada passada. A equipe, comandada pelo técnico Leonardo Jardim, ocupa a lanterna do Grupo E, sem pontos conquistados.

Gabigol e Everson em Atlético-MG x Cruzeiro (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

O desempenho abaixo do esperado fez Casagrande questionar os reforços trazidos pela diretoria. “Fez grandes (mas errados) investimentos e também deu um vexame absurdo”, avaliou, ao citar nomes como Gabigol, Dudu e Fabrício Bruno. Para ele, os altos custos envolvidos nas contratações e os salários elevados de atletas que não vivem seus melhores momentos em campo refletem decisões mal planejadas.

Aliás, as críticas também alcançaram o dono da SAF cruzeirense, Pedro Lourenço. Segundo Casagrande, o pronunciamento recente do gestor — que reconheceu erros em algumas contratações, sem apontar nomes — acabou prejudicando o ambiente no elenco. “Comprometeu o clima interno”, avaliou o comentarista, ao comentar os bastidores da Toca da Raposa.

O CEO Alexandre Mattos foi outro alvo direto das críticas. “Tem que cobrar mesmo — mas o principal responsável é Alexandre Mattos, que fez contratações que sempre são caríssimas e com salários altíssimos”, disparou. Casagrande ainda destacou que a combinação entre vaidades e expectativas frustradas pode ser um entrave para o desenvolvimento da equipe nesta temporada.

O Cruzeiro já acumula três derrotas consecutivas: além do revés para o Mushuc Runa, perdeu para o Unión Santa Fé, da Argentina, e para o Internacional. Fora da decisão do Campeonato Mineiro e pressionado por resultados negativos, o time agora volta suas atenções para o Brasileirão Série A. Os próximos desafios serão contra São Paulo, neste domingo (13), Bahia, na quinta-feira (17), e Red Bull Bragantino, no domingo seguinte (20), todos às 19 horas (horário de Brasília).