Em uma atuação dominante, o Barcelona venceu o Borussia Dortmund por 4 a 0 na tarde de quarta-feira (09 de abril), no Estádio Olímpico Lluís Companys, abrindo ampla vantagem nas quartas de final da Champions League. O brasileiro Raphinha foi o responsável por inaugurar o marcador, mas o lance que resultou no gol gerou um momento curioso e respeitoso entre companheiros de equipe.
Notícias mais lidas:
A jogada teve início com Pau Cubarsí, jovem defensor do Barcelona, que finalizou com perigo. A bola se dirigia ao gol quando Raphinha se lançou para empurrá-la definitivamente para dentro da rede. O movimento levantou dúvidas sobre possível impedimento, o que levou à checagem do VAR. Contudo, a arbitragem validou o gol, confirmando a legalidade da jogada.

Apesar disso, Raphinha não escondeu o desconforto por ter interferido em um lance que poderia render o gol ao companheiro. “Eu estava preocupado no primeiro gol se estava em posição de impedimento, é bom que foi validado”, explicou o atacante. “Pedi desculpas ao Cubarsí. Ele me disse para não me preocupar, que contaria como uma assistência. Achei que a bola estava indo para fora; foi uma decisão instintiva”, completou.
A atuação de Raphinha, aliás, foi mais uma vez decisiva para o time catalão. Revelado pelas categorias de base do Avaí, o brasileiro soma agora 12 gols na atual edição da Liga dos Campeões, sendo o principal artilheiro da competição. Além disso, ele também foi responsável por assistências para os gols de Lewandowski e Lamine Yamal, atingindo sete passes para gol no torneio.
Esses números expressivos colocam Raphinha em um patamar de destaque na história recente do clube. Com 19 participações diretas em gols nesta edição da Champions, ele iguala a melhor marca registrada por Lionel Messi em uma única temporada pelo Barcelona, algo que inevitavelmente chama atenção pelo peso histórico do feito.
Com a vitória expressiva, o Barcelona fica muito próximo de retornar às semifinais da Champions League, algo que não acontece desde 2019. O jogo de volta contra o Dortmund será realizado na Alemanha, e, caso confirme a classificação, a equipe enfrentará Bayern de Munique ou Inter de Milão na próxima fase.