Mano Menezes pode assumir seu novo time nos próximos dias

Mano Menezes durante Fluminense x Palmeiras em 2024 (Foto: Lucas Merçon / Fluminense F.C)

Livre no mercado desde sua saída do Fluminense, Mano Menezes é especulado para assumir o comando do Cruz Azul, um dos principais clubes do México. O técnico, que recentemente esteve à frente do Tricolor das Laranjeiras, deixou o cargo após a derrota na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, quando a equipe carioca perdeu por 2 a 0 para o Fortaleza.

A diretoria do Fluminense optou por promover o retorno de Renato Gaúcho, que, aliás, iniciou sua nova passagem vencendo o Red Bull Bragantino. Enquanto isso, Mano permanece sem clube, mas é apontado como um dos nomes avaliados pelo Cruz Azul para ocupar o cargo de treinador na atual temporada.

O interesse da equipe mexicana, conforme publicado pelo portal RTI Esporte, se deve principalmente à experiência do técnico brasileiro, que já comandou a Seleção Brasileira. Esse fator, inegavelmente, pesa a favor de Mano, que acumula passagens por grandes clubes do futebol nacional, como Corinthians, Internacional, Palmeiras, Cruzeiro, Bahia e Grêmio.

Aliás, o último trabalho de Mano Menezes fora do país aconteceu em 2021/22, no comando do Al-Nassr, da Arábia Saudita. Na ocasião, ele dirigiu o time por 16 partidas, com nove vitórias. Desde então, não havia voltado a atuar fora do Brasil. Essa nova possibilidade, portanto, representa uma retomada no cenário internacional.

Durante sua mais recente passagem pelo Fluminense, Mano esteve à frente da equipe em 46 jogos, entre 2024 e 2025, obtendo 20 vitórias. Apesar do desempenho irregular, o treinador ainda goza de prestígio em diversos mercados, especialmente na América Latina.

Vale destacar que, similarmente a Mano Menezes, o nome de De Arrascaeta, do Flamengo, também aparece como alvo de uma equipe mexicana. Essa movimentação reforça o interesse dos clubes do país em reforçar seus elencos com nomes já consolidados no futebol sul-americano.