
A vitória do Palmeiras por 1 a 0 sobre o Cerro Porteño, na noite de quarta-feira (09), pelo Allianz Parque, garantiu mais três pontos ao clube na fase de grupos da Libertadores. Contudo, o duelo ficou marcado por dois episódios extracampo que chamaram a atenção: o pior público registrado pelo clube em jogos da competição no estádio e o gesto polêmico de Richard Ríos.
Notícias mais lidas:
A partida válida pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores registrou apenas 24.530 torcedores nas arquibancadas do Allianz Parque, número que representou o pior público do Palmeiras em casa na história do torneio continental. Esse dado superou negativamente a antiga marca, de 25.787 pessoas, registrada em 16 de maio de 2018, contra o Junior Barranquilla, também pela fase de grupos.
Apesar do número modesto de presentes, a arrecadação com bilheteria foi considerável: R$ 2.687.501,80. Isso representou um valor médio de R$ 109 por ingresso. Segundo o clube, a presença de um palco no setor Gol Norte reduziu a capacidade total do estádio. Mesmo assim, os preços elevados foram duramente criticados pelos torcedores nas redes sociais.
Lista completa
- 09/04/2025 – Palmeiras x Cerro Porteño – 24.530 torcedores
- 16/05/2018 – Palmeiras x Junior Barranquilla – 25.787
- 12/04/2022 – Palmeiras x Independiente Petrolero – 26.409
- 10/03/2020 – Palmeiras x Guarani – 28.267
- 11/04/2024 – Palmeiras x Liverpool – 28.365
- 10/04/2019 – Palmeiras x Junior Barranquilla – 28.791
- 24/05/2022 – Palmeiras x Deportivo Táchira – 29.032
- 08/05/2019 – Palmeiras x San Lorenzo – 29.204
*Lista divulgada pelo site ‘Nosso Palestra’
Com a vitória, o time comandado por Abel Ferreira chegou aos seis pontos e assumiu a liderança do Grupo G. O próximo compromisso pela Libertadores será contra o Bolívar, fora de casa, na quarta-feira (24).
Ríos balança as redes, provoca e se desculpa
O autor do único gol da partida também foi protagonista de um dos episódios mais comentados da noite. Richard Ríos, camisa 8 do Verdão, marcou aos 41 minutos do primeiro tempo e, na comemoração, levou o dedo à boca em um gesto de silêncio direcionado à torcida.
A atitude causou reação imediata dos torcedores, que já demonstravam certa impaciência durante o jogo. Na volta para o segundo tempo, os cânticos ofensivos dirigidos a Ríos se intensificaram. Aos 38 minutos da etapa final, o volante foi substituído e, ao sair do gramado, pediu desculpas, jogando sua camisa para a arquibancada. Alguns torcedores responderam com aplausos.
Posteriormente, em vídeo publicado nas redes sociais do Palmeiras, o jogador colombiano voltou a se desculpar, desta vez com palavras mais diretas:
“Estou aqui diretamente falando com você, torcedor. Pedir mais uma vez desculpas. Acho que vocês sabem que eu não sou esse tipo de pessoa… Isso saiu mais como desabafo mesmo. Venho atravessando um momento complicado na minha vida. Nada é desculpa pra isso, mas assumir os erros que a gente comete.”
O volante revelou que está passando por um período difícil pessoalmente, o que, segundo ele, influenciou sua reação impulsiva: “Sempre saio dentro de campo para deixar a vida. Obrigado pelo carinho que vocês têm por mim e pela minha família. Nunca me abandonaram. Tenho certeza que isso aqui não vai acontecer mais.”
Além do desabafo e da explicação, Ríos ainda teve um desentendimento com Vitor Roque em campo, pouco antes do intervalo. O atrito foi contido por Gustavo Gómez e Bruno Fuchs.
Abel minimiza gesto
Após a partida, o técnico Abel Ferreira foi questionado sobre o gesto do jogador e adotou tom conciliador: “Futebol não é igreja. É emoção, é paixão. Ríos vive o clube com intensidade. Cabeça quente, mas já se desculpou.”
O treinador também elogiou o desempenho do time, enfatizando a intensidade com a qual o Palmeiras atuou e pedindo paciência por parte dos torcedores: “Estamos em evolução. Jogamos bem, controlamos o jogo e tivemos maturidade.”
Próximos compromissos do Palmeiras
Além do confronto diante do Bolívar pela Libertadores, o Palmeiras terá três jogos importantes pelo Campeonato Brasileiro:
- Sábado (12 de abril), às 18h30 – Palmeiras x Corinthians
- Terça-feira (16 de abril), às 19h30 – Internacional x Palmeiras
- Sábado (20 de abril), às 18h30 – Fortaleza x Palmeiras