Raphinha, do Barcelona, atinge marca impressionante na Champions League

Raphinha em ação pelo Barcelona (Foto: Reprodução/Barcelona)

Raphinha vem com tudo para ser o melhor jogador do mundo na temporada. Na vitória do Barcelona sobre o Borussia Dortmund pela Uefa Champions League, ele teve mais uma atuação destacada e lidera os rankings da competição europeia.

O Barcelona não tomou conhecimento do Borussia Dortmund no jogo de ida das quartas de final da Liga dos Campeões da Uefa, na quarta-feira (9/4), no estádio Olímpico Lluís Companys. O time catalão aplicou uma goleada de 4 a 0, com gols de Raphinha, Robert Lewandowski, duas vezes, e Lamine Yamal.

O resultado colocou a equipe catalã em uma posição muito confortável para o jogo de volta na Alemanha. Os comandados por Hansi Flick podem perder por até três gols de diferença no Signal Iduna Park que mesmo assim se classificarão para as semifinais do torneio europeu.

Mais uma vez, o grande destaque do Barcelona foi o brasileiro Raphinha. O camisa 11 balançou as redes para abrir o marcador aos 25 minutos da primeira etapa e ainda deu duas assistências no jogo. Robert Lewandowski e Lamine Yamal receberam passes açucarados do atacante brasileiro e ajudaram a construir o placar elástico.

A atuação de Raphinha não é um caso isolado. Ele tem sido um dos principais jogadores, senão o principal, do Barcelona. Com o desempenho contra os alemães, chegou a 50 participações em gols na temporada 2024/2025. São 28 tentos marcados e 22 assistências em 45 jogos, números que o gabaritam a ser escolhido o melhor jogador do mundo.

Na competição europeia, mais especificamente, ele lidera todos os rankings. Ele é o artilheiro, com 12 tentos marcados, líder em assistências, com 7, e líder em participações em gols com 19. Além disso, é também quem mais cria chances na Liga dos Campeões da Uefa, com 11.

Agora, o brasileiro e o Barcelona voltam as atenções à La Liga no fim de semana. No sábado (12/4), visita o Leganés, no Estádio Municipal de Butarque, pela 31ª rodada da competição, em busca de se manter longe do segundo colocado, Real Madrid. O time catalão lidera a competição com 67 pontos, quatro a mais que o arquirrival merengue.