Chegada de Lukaku, decisão de Boto e publicação de Vini Jr: as últimas notícias do Flamengo

CT Ninho do Urubu (Foto: Divulgação Flamengo)

Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Flamengo se concentram nos bastidores do clube, com destaques do dia a dia do time.

Por conta deste contexto, leia abaixo um resumo preparado pela equipe do portal Gávea News para lhe manter muito bem informado!

Publicação de Vini Jr

O atacante Pedro está oficialmente de volta ao elenco do Flamengo após sete meses afastado por lesão no joelho esquerdo. Relacionado por Filipe Luís para a partida contra o Central Córdoba pela Libertadores, o camisa 9 celebrou seu retorno nas redes sociais com uma publicação agradecendo a Deus. Entre os inúmeros comentários recebidos, um se destacou: o de Vinicius Júnior, do Real Madrid, que demonstrou apoio e entusiasmo com a volta do amigo, desejando “gols e gols” para o atacante (leia a matéria completa).

Vinicius Júnior exibe o escudo do Real Madrid após marcar um gol pelo time da Espanha (Foto: Reprodução/Instagram)

Pedro se lesionou em setembro de 2024, durante um treino da seleção brasileira. A recuperação, que envolveu cirurgia e reabilitação intensiva, foi considerada rápida — o prazo médio para esse tipo de lesão costuma ser de nove meses, mas ele retornou em sete.

Mesmo com a paralisação precoce, Pedro encerrou a temporada anterior como artilheiro do Flamengo, com 30 gols em 43 jogos. Em seu pronunciamento recente, ele expressou confiança no retorno e gratidão pelo apoio recebido ao longo do processo.

Apesar de estar relacionado para o jogo desta quarta-feira, Pedro começará no banco de reservas, com a comissão técnica adotando cautela para evitar sobrecargas físicas. A expectativa, no entanto, é que sua presença contribua para elevar a eficiência ofensiva do time, que tem enfrentado dificuldades em converter chances em gols. A volta do artilheiro é vista como estratégica por Filipe Luís, que busca soluções para dar mais consistência ao setor de ataque do rubro-negro nesta fase importante da Libertadores.

Decisão de Boto

O Flamengo encerrou oficialmente as negociações com Julio Enciso, meia-atacante paraguaio de 21 anos que atua no Brighton, da Inglaterra. Apesar de ter sido monitorado pelo clube desde o início do ano e estar, inicialmente, aberto à ideia de retornar ao futebol sul-americano, a falta de interesse do atleta em janeiro e sua decisão de jogar pelo Ipswich Town na segunda divisão inglesa enfraqueceram o avanço das tratativas. Agora, segundo informações do jornalista Venê Casagrande, o diretor de futebol José Boto descartou definitivamente o nome de Enciso para o elenco rubro-negro em 2025 (leia a matéria completa).

Diretor José Boto em coletiva (Foto: Paula Reis/Flamengo)

Mesmo com uma mudança de postura recente por parte do jogador, que passou a considerar a possibilidade de atuar no Brasil, o Flamengo optou por seguir outro caminho. A decisão reflete o entendimento da diretoria sobre a necessidade de reforços com perfil compatível com o atual projeto esportivo e com total disponibilidade para atuar no país. A busca por um meia ofensivo continua, especialmente para dar mais opções a Filipe Luís, que conta principalmente com Arrascaeta na armação das jogadas.

Enciso é considerado uma das principais promessas do futebol paraguaio. Revelado pelo Libertad e com estreia precoce na seleção principal durante a Copa América de 2021, o atleta mantém prestígio internacional, mas não se encaixa nos planos imediatos do Flamengo. A diretoria, portanto, segue de olho em outros nomes no mercado, mantendo o foco em reforçar setores estratégicos do elenco para a sequência da temporada.

Chegada de Lukaku

O Flamengo segue investindo pesado na formação de talentos e anunciou a assinatura de contrato com dois jovens promissores: o zagueiro Daniel Thuram e o volante Gabriel Lukaku, ambos nascidos em 2009. Os atletas firmaram vínculo com o clube até dezembro de 2027, reforçando o compromisso do Rubro-Negro com o desenvolvimento de sua base e o planejamento a longo prazo (leia a matéria completa).

Com o objetivo de proteger suas joias de investidas internacionais, o Flamengo estipulou multa rescisória de 50 milhões de euros (cerca de R$ 330 milhões) para cada um dos atletas. Daniel Thuram já atua como titular em categorias acima de sua idade, enquanto Gabriel Lukaku se destaca pelo desempenho técnico e prêmios individuais. Ambos fazem parte do elenco sub-16 e estão sendo preparados para integrar o time sub-17 em breve.

Os dois jogadores se preparam para disputar a Copa Rio Sub-16, onde o Flamengo estreia contra o Cabofriense no dia 26 deste mês. Paralelamente, o time profissional enfrenta o Central Córdoba pela fase de grupos da Libertadores. A estratégia do clube, portanto, alia competitividade no presente com uma base sólida e promissora para o futuro, posicionando o Flamengo como referência também na formação de atletas.