Oscar, Lucas, Arboleda, Luiz Gustavo, Pablo Maia: os jogadores lesionados no elenco do São Paulo

Bandeira do São Paulo no Morumbis em 2024 (Foto: Reprodução/São Paulo)

A defesa do São Paulo, considerada um dos pilares da equipe sob o comando de Luis Zubeldía, virou motivo de apreensão após o empate por 2 a 2 contra o Alianza Lima, na quinta-feira (10), pela fase de grupos da Copa Libertadores. Isso porque o zagueiro Arboleda deixou o campo no intervalo com dores na coxa e passou a ser dúvida para os próximos compromissos.

Arboleda, que acumula 1.395 minutos em campo ao longo de 16 jogos nesta temporada, foi substituído por Ruan Tressoldi no duelo disputado no MorumBis. Conforme relatado por Zubeldía, a decisão foi tomada após alerta do preparador físico. “Ele teve uma moléstia muscular. Não sei se ficará fora por cinco, dez ou quinze dias. Vamos ver o que o departamento médico dirá agora”, explicou o técnico na coletiva pós-jogo.

Aliás, o sistema defensivo são-paulino vinha funcionando de forma sólida desde o Campeonato Paulista sob a batuta de Zubeldía. A equipe passou a adotar uma linha com três zagueiros e entre a derrota por 2 a 1 para a Ponte Preta, ainda na primeira fase do Estadual, e o empate com o Alianza Lima, o Tricolor sofreu apenas dois gols em seis jogos. Todavia, com a lesão de Arboleda, o equilíbrio defensivo pode estar em xeque.

No confronto pela Libertadores, o treinador optou por uma formação que incluía Ferraresi, Arboleda e Alan Franco. Entretanto, o venezuelano foi deslocado para a lateral-direita e evidentemente deixou espaços para o adversário explorar, principalmente nos minutos iniciais. Barcos, inclusive, acertou o travessão ainda com o placar zerado. O próprio jogador reconheceu a oscilação da equipe entre os dois tempos: “Tem de ficar chateado mesmo. Fizemos um primeiro tempo excepcional e o segundo tempo nada a ver”, disse o zagueiro, na zona mista.

Lesões no São Paulo

Lucas Moura segue como desfalque em recuperação de um trauma no joelho direito. Em entrevista à ESPN antes da partida contra o Alianza Lima, o jogador estimou retorno em até duas semanas. O departamento médico tricolor também monitora as situações de Pablo Maia, que passou por cirurgia no tornozelo, Oscar, com lesão muscular na coxa, e Luiz Gustavo, diagnosticado com tromboembolismo pulmonar.

O técnico Zubeldía terá de decidir entre manter o esquema com três zagueiros ou adaptar a estrutura com a entrada de Ruan ou Sabino. Caso escolha preservar o trio defensivo, o treinador terá limitações no banco de reservas, uma vez que o número de zagueiros disponíveis é reduzido.

Próximo compromisso

Atualmente, o São Paulo ocupa a 14ª posição no Campeonato Brasileiro, com dois pontos somados em empates sem gols contra Sport e Atlético-MG. O próximo compromisso será no domingo (13), às 17h30, contra o Cruzeiro, no MorumBis. A equipe mineira venceu o Mirassol na estreia, mas vem de uma derrota por 3 a 0 para o Internacional e perdeu também para o Mushuc Runa na Copa Sul-Americana.

Assim sendo, o cenário desafia o planejamento defensivo que vinha dando resultados e exige ajustes imediatos no setor mais sólido do elenco até aqui. Afinal, sem Arboleda, Zubeldía pode ter de reinventar a estrutura que vinha sustentando o São Paulo em 2025.