A defesa do São Paulo, considerada um dos pilares da equipe sob o comando de Luis Zubeldía, virou motivo de apreensão após o empate por 2 a 2 contra o Alianza Lima, na quinta-feira (10), pela fase de grupos da Copa Libertadores. Isso porque o zagueiro Arboleda deixou o campo no intervalo com dores na coxa e passou a ser dúvida para os próximos compromissos.
Notícias mais lidas:
Arboleda, que acumula 1.395 minutos em campo ao longo de 16 jogos nesta temporada, foi substituído por Ruan Tressoldi no duelo disputado no MorumBis. Conforme relatado por Zubeldía, a decisão foi tomada após alerta do preparador físico. “Ele teve uma moléstia muscular. Não sei se ficará fora por cinco, dez ou quinze dias. Vamos ver o que o departamento médico dirá agora”, explicou o técnico na coletiva pós-jogo.
Aliás, o sistema defensivo são-paulino vinha funcionando de forma sólida desde o Campeonato Paulista sob a batuta de Zubeldía. A equipe passou a adotar uma linha com três zagueiros e entre a derrota por 2 a 1 para a Ponte Preta, ainda na primeira fase do Estadual, e o empate com o Alianza Lima, o Tricolor sofreu apenas dois gols em seis jogos. Todavia, com a lesão de Arboleda, o equilíbrio defensivo pode estar em xeque.
No confronto pela Libertadores, o treinador optou por uma formação que incluía Ferraresi, Arboleda e Alan Franco. Entretanto, o venezuelano foi deslocado para a lateral-direita e evidentemente deixou espaços para o adversário explorar, principalmente nos minutos iniciais. Barcos, inclusive, acertou o travessão ainda com o placar zerado. O próprio jogador reconheceu a oscilação da equipe entre os dois tempos: “Tem de ficar chateado mesmo. Fizemos um primeiro tempo excepcional e o segundo tempo nada a ver”, disse o zagueiro, na zona mista.
Lesões no São Paulo
Lucas Moura segue como desfalque em recuperação de um trauma no joelho direito. Em entrevista à ESPN antes da partida contra o Alianza Lima, o jogador estimou retorno em até duas semanas. O departamento médico tricolor também monitora as situações de Pablo Maia, que passou por cirurgia no tornozelo, Oscar, com lesão muscular na coxa, e Luiz Gustavo, diagnosticado com tromboembolismo pulmonar.
O técnico Zubeldía terá de decidir entre manter o esquema com três zagueiros ou adaptar a estrutura com a entrada de Ruan ou Sabino. Caso escolha preservar o trio defensivo, o treinador terá limitações no banco de reservas, uma vez que o número de zagueiros disponíveis é reduzido.
Próximo compromisso
Atualmente, o São Paulo ocupa a 14ª posição no Campeonato Brasileiro, com dois pontos somados em empates sem gols contra Sport e Atlético-MG. O próximo compromisso será no domingo (13), às 17h30, contra o Cruzeiro, no MorumBis. A equipe mineira venceu o Mirassol na estreia, mas vem de uma derrota por 3 a 0 para o Internacional e perdeu também para o Mushuc Runa na Copa Sul-Americana.
Assim sendo, o cenário desafia o planejamento defensivo que vinha dando resultados e exige ajustes imediatos no setor mais sólido do elenco até aqui. Afinal, sem Arboleda, Zubeldía pode ter de reinventar a estrutura que vinha sustentando o São Paulo em 2025.