Raphinha em ação pelo Barcelona (Foto: Reprodução/Barcelona)
Raphinha, Lewandowski (duas vezes) e Lamine Yamal marcaram e o Barcelona goleou o Borussia Dortmund pelo placar de 4 a 0, no Estádio Olímpico Lluis Companys, pelo jogo de ida das quartas de final da Champions League. Além da bola na rede, o brasileiro contribuiu com duas assistências.
O seu gol marcado diante do Borussia Dortmund foi o seu 12° nesta edição da Champions League, o que faz com que ele se torne o artilheiro isolado do torneio. Desta forma, Raphinha pode ser o primeiro brasileiro a ser artilheiro da competição europeia desde Neymar, há cerca de 10 anos atrás.
O último jogador brasileiro que foi o artilheiro da Champions League foi Neymar, na temporada 2014/15, justamente com a camisa do Barcelona e sendo campeão, algo que Raphinha está lutando e sonhando. Porém, naquela época, Neymar dividiu a artilharia com o companheiro Lionel Messi e o rival Cristiano Ronaldo, do Real Madrid. O último gol do brasileiro veio nos acréscimos da final contra a Juventus.
Em toda a história, cinco jogadores brasileiros foram artilheiros de uma edição da Champions League: Neymar, Romário, Jardel, Rivaldo e Kaká. O Baixinho, porém, é o único a conseguir o feito duas vezes, ambas pelo PSV, da Holanda.
Os principais concorrentes de Raphinha são Harry Kane, do Bayern de Munique, Guirassy, do Borussia Dortmund, e seu companheiro de equipe, Robert Lewandowski (que chegou aos 11 gols com uma assistência do brasileiro na última quarta-feira). Correndo por fora na disputa aparece Vini Jr, com sete gols pelo Real Madrid, enquanto Erling Haaland, já eliminado com o Manchester City, encerrou sua participação com oito gols.
Raphinha está perto de alcançar duas marcas históricas na Champions League. Com 12 gols, ele pode se tornar o brasileiro com mais gols em uma única edição do torneio. Além disso, está a apenas dois gols de igualar Messi como maior artilheiro do Barcelona em uma só temporada da competição europeia, recorde estabelecido em 2011/12. Vale lembrar que o novo formato da Champions oferece mais jogos, o que pode favorecer essas conquistas.
*José Altafini, o Mazzola, brasileiro naturalizado italiano, foi artilheiro em 1962/63, com 14 gols marcados pelo Milan
A 21ª edição do Jogo das Estrelas, marcada para sexta-feira (27), no Maracanã, contará com…
Pedro se manifestou publicamente após a final do Intercontinental e comentou, em tom emocional, a…
Após o vice para o PSG na final do Intercontinental, na quarta-feira (17), Filipe Luís…
O Mirassol intensificou sua movimentação no mercado e está próximo de acertar a chegada do…
Giorgian De Arrascaeta voltou a figurar entre os 100 melhores jogadores do mundo segundo o…
O Flamengo encerrou sua trajetória no Intercontinental com o segundo lugar e uma premiação de…