Histórico camisa 10 do futebol mundial, Zico indicou o fim da posição tão valorizada. Em entrevista ao GE, o ídolo do Flamengo apontou Paulo Henrique Ganso, do Fluminense, como um dos únicos meias clássicos que ainda restam no futebol brasileiro.
Notícias mais lidas:
“Acabaram com esta posição. É há bastante tempo um dos poucos camisas 10 do futebol. Quando você tem um jogador do nível dele, na posição real, a possibilidade de sucesso é muito grande”, disse Zico.
“No Brasil, hoje o 10 é sempre estrangeiro. Olha o Flamengo, Corinthians, Vasco… Jogador brasileiro que talvez tenha o maior destaque seja o Ganso. É um jogador espetacular que faz a função. De todos, é o que menos chega na área, mas deixa o companheiro na cara do gol o tempo todo”, acrescentou.
Outro camisa 10 do futebol brasileiro exaltado por Zico foi Alan Patrick, do Internacional. O craque do Colorado fez um hat-trick contra o Atletico Nacional, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. Por fim, o ex-meia surpreendeu ao citar também Eduardo, ex-Botafogo e atualmente no Cruzeiro.
“O Alan Patrick é um dos poucos brasileiros da posição. O Eduardo, quando jogava no Botafogo, foi muito bem. São jogadores que chegam e finalizam. Eles deixam o cara na frente do gol”, afirmou Zico.
Neymar é um bom camisa 10?
De volta ao Santos, Neymar se tornou camisa 10 nos últimos anos de carreira. Não só no número, mas também na função. No Peixe, por exemplo, o craque atua centralizado com Guilherme mais aberto na ponta esquerda. Zico analisou a desenvoltura na “nova posição”.
“O Neymar virou 10 pela habilidade e qualidade, mas é mais complicado. Ele jogava de frente. Já o 10 está de costas. Tem de saber usar esta situação. O Neymar sempre se destacou pela esquerda indo para o meio. Depois trocou de posição pela competência e também se destaca”, avaliou o Galinho.