Vídeo: a declaração de Filipe Luís direcionada a Pep Guardiola, do Man City

Filipe Luís durante jogo entre o Flamengo x Bahia (Foto: Gilvan de Souza/CRF)

Técnico do futebol profissional do Flamengo desde outubro de 2024, Filipe Luís é considerado um prodígio e tem um futuro visto como brilhante. Com novas ideias e um modelo bem definido, o jovem treinador vem alcançando seu espaço e se destacando.

Questionado sobre seu estilo de jogo, referências e inspirações, Filipe Luís rasgou elogios a Guardiola e à forma como ele “mudou o futebol”. Ele ressaltou não ter vergonha de ‘copiar’ treinadores que deram certo, mas garantiu que adapta o que o agrada ao seu modelo.

“Eu tentei, junto com o meu auxiliar, criar um modelo aonde a pessoa se sentia identificada e tudo mais, mas principalmente a forma de atacar o que eu mais sofri no campo, o que mais me fizeram sofrer no campo. E quem mais me fez sofrer no campo foi o Guardiola. Ele é a referência, ele mudou o futebol, e claro que ele nos inspira a todos. Cada treinador jovem vem com ideias e conceitos novos, eu pelo menos não tenho vergonha de não poder falar que eu copio o treinador de fora, eu copio o treinador do Brasil, coisa que eu vejo e acho interessante, e tentamos copiar e colocar no nosso modelo. Mas o modelo, se eu quisesse resumir, seria pressionar, e depois seria… porque você falou de atração, e é uma coisa que eu não gosto, de que os adversários nos venham a pressionar”, disse.

Ainda sobre o modelo de jogo, Filipe Luís concluiu o raciocínio explicando que não pede que seus jogadores atraiam os adversários, mas destacou que essa característica faz parte de alguns atletas, como, por exemplo, Léo Ortiz e Léo Pereira.

“Eu não peço pra eles atraírem. Só que jogadores com tanta qualidade, como o Léo diz, como o Léo Pereira, eles têm a zona de segurança entre eles, o adversário muito pequeno. Então eles se sentem confortáveis com o adversário perto deles. E isso, que são características deles, que fazem os tibers atrairem os jogadores pra poder liberar os espaços. Mas eu não peço realmente isso, porque o que eu passo pra eles é a progressão. Então eu chamaria talvez jogo de progressão”.

Desde que se tornou técnico profissional do Flamengo, Filipe Luís conquistou três títulos: a Copa do Brasil, em 2024, a Supercopa do Brasil e o Campeonato Carioca, nesta temporada.