A vitória do Fluminense por 1 a 0 sobre o Santos, na noite de domingo (13), no Maracanã, foi marcada não apenas pelo gol nos acréscimos que garantiu os três pontos ao Tricolor, mas também por um reencontro repleto de tensão entre Samuel Xavier e Neymar. O lateral-direito foi o protagonista da rodada, tanto por balançar as redes quanto por um embate verbal intenso com o camisa 10 santista.
Notícias mais lidas:
O confronto entre os dois jogadores começou ainda na primeira etapa e remete a um episódio de 2013, quando ambos se enfrentaram no Campeonato Paulista — quando Xavier defendia o São Caetano. Na ocasião, dois lances viralizaram: um desarme do atual lateral tricolor, seguido de comemoração, e um drible de Neymar que resultou na queda do defensor no gramado.
Em tom bem-humorado, o defensor comentou: “Aquilo ali foi uma resenha que fizeram. Na verdade, editaram os lances. Primeiro ele deu o drible, depois eu desarmei ele e comemorei. Não o contrário”.
Mais provocações
O reencontro no Brasileirão ficou marcado por troca de farpas e provocações em campo. A discussão teve início após um lance em que Neymar, irritado com a marcação cerrada de Xavier, levantou o dedo em riste e gritou com o adversário. A sequência de jogadas seguidas de bate-boca elevou o clima da partida. “Não dá para falar o que ele disse porque o horário não permite (risos). É coisa de jogo, lá dentro está todo mundo querendo vencer. Cada um defendendo seu clube”, relatou Samuel.
Estratégia e provocação
A postura firme e provocativa de Samuel Xavier parece ter surtido efeito. Neymar recebeu um cartão amarelo na etapa final, e, segundo o lateral, passou a agir com mais ímpeto após a advertência. “Depois que ele levou o amarelo, ele ficou muito bravo, tanto que pegou a bola e foi para cima. São estratégias. Que bom que hoje deu certo”, afirmou.
Segundo o próprio Xavier, a vibração após desarmes ou lances de efeito não teve como objetivo provocar diretamente o camisa 10 adversário. “Desarmando eu vibrei, mas em nenhum momento foi na cara dele, como desrespeito. Só que ele ficou mais bravo ainda (risos). Eu tenho que usar minhas estratégias, hoje deu certo. Ele pode achar que é desrespeito porque estava nervoso, mas não foi”.
Gol da vitória e impacto na tabela
Além do entrevero com Neymar, Samuel Xavier encerrou a noite como herói da torcida. Nos acréscimos do segundo tempo, o lateral marcou o gol que decretou a vitória tricolor, garantindo os três pontos em uma partida equilibrada. Com o resultado, o Fluminense chegou aos seis pontos, assumindo a quinta colocação na tabela, a apenas um ponto de Flamengo e Palmeiras, líderes com sete.
O jogador, aliás, já havia se destacado em outros momentos decisivos. Em 2023, Xavier marcou dois gols importantes na campanha da Libertadores: contra o Argentinos Juniors, fora de casa, e na partida decisiva diante do Olimpia, no Maracanã. Agora, volta a ser peça-chave no início da caminhada do Fluminense no Brasileirão 2025.
Reconhecimento e tom respeitoso
Apesar das provocações em campo, Samuel Xavier demonstrou respeito pela trajetória de Neymar e pela sua importância no futebol. “A gente sabe o que esse cara representa para nós e para a Seleção. A gente espera que ele volte para dar alegria para nós, mas contra o Fluminense não (risos), no Brasileirão não”, brincou.
O clima de tensão em campo foi suavizado fora dele. O próprio filho do lateral, Pedrinho, teve a oportunidade de tirar uma foto com Neymar, em um gesto que evidenciou a dualidade entre rivalidade esportiva e admiração pessoal. “É muito difícil marcar ele e estou muito feliz de ter feito um grande jogo”, concluiu o camisa 2.
Calendário do Fluminense
O Fluminense volta a campo na quarta-feira (16), às 21h30, contra o Corinthians, na Neo Química Arena. Posteriormente, recebe o Vitória no Maracanã, no domingo (20), em mais um confronto válido pelo Campeonato Brasileiro.