A primeira declaração de Neymar após retorno ao Santos

Neymar e Thiago Silva em Fluminense x Santos (FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.)

O domingo (13) marcou o retorno de Neymar aos gramados com a camisa do Santos após 42 dias afastado por lesão. A volta do camisa 10, no entanto, foi ofuscada pela derrota do time por 1 a 0 para o Fluminense, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, disputada no Maracanã. Embora tenha demonstrado felicidade por estar novamente em campo, o atacante foi direto ao criticar a postura do elenco santista, cobrando mais atitude nos momentos decisivos.

“Estou feliz, obviamente, em voltar a jogar. O que eu amo fazer é jogar futebol. Mas, em relação ao jogo, mais uma vez a gente deu um vacilo e acabou saindo prejudicado mais uma vez”, declarou Neymar ao Prime Video logo após o apito final.

Neymar iniciou o confronto no banco de reservas, apesar de já ter participado de um amistoso contra o Água Santa na quinta-feira (10). A decisão do técnico Pedro Caixinha de poupar o jogador no início da partida foi motivada por precauções médicas, visando não comprometer a plena recuperação da lesão na coxa esquerda. Ainda assim, o camisa 10 esteve à disposição e atuou durante toda a segunda etapa.

Segundo o próprio atleta, ele está 100% recuperado e pronto para contribuir com a equipe. “Eu quero jogar. Desde quando voltei pra cá estou à disposição 100%. Mas, obviamente, respeitando o nosso treinador e o staff médico. Eu estou inteiro, me senti bem hoje, me movimentei bem”, ressaltou.

Reflexão e cobrança

Apesar do resultado negativo, Neymar protagonizou um gesto simbólico ao final da partida. Reuniu os companheiros e os levou até a torcida santista presente no estádio, para agradecer pelo apoio. A atitude foi interpretada como um sinal de liderança em meio ao momento delicado vivido pelo clube.

“Saudar o nosso torcedor na vitória é muito fácil. Quero ver levantar a cabeça e ir cumprimentar o nosso torcedor que veio nos apoiar na derrota. Foi por isso que eu chamei eles. Porque, obviamente, a gente nessa situação, sem a nossa torcida, vai ser mais difícil ainda”, afirmou o jogador.

Com um discurso firme, Neymar chamou a atenção para a necessidade de o time demonstrar mais confiança nos jogos. “Sabemos a situação que estamos, mas só depende de nós. Temos um time bom, jogadores de qualidade. Falta encaixar. Falta mais personalidade para chamar o jogo e mostrar quem realmente é o Santos”, concluiu.

Contexto do Santos

A derrota para o Fluminense evidenciou fragilidades no setor defensivo e a dificuldade do Santos em manter a concentração até os instantes finais das partidas. O gol sofrido nos minutos finais expôs a vulnerabilidade do sistema, algo que precisa ser corrigido a fim de que a equipe possa reagir na competição.

Por ora, a equipe comandada por Pedro Caixinha tenta equilibrar os desafios táticos com o retorno de suas principais peças, como Neymar, e busca transformar cobranças internas em atitude dentro de campo. Resta ao elenco santista corresponder às palavras de seu principal jogador com desempenho técnico e mental mais sólido nas próximas rodadas do Brasileirão.