Bernard voltou a ser pauta no Atlético-MG pós o empate por 2 a 2 com o Vitória, no domingo (13), pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O meia, que entrou em campo nos minutos finais, revelou ter recebido sondagens de clubes do futebol europeu, mas fez questão de destacar seu compromisso com o Galo.
Notícias mais lidas:
“Tenho uma janela para voltar [à Europa]. Existem times interessados. Tenho contrato com o Atlético-MG e, em nenhum momento, meu pensamento está fora daqui”, afirmou o jogador, na zona mista do Mineirão.
Bernard busca retomar o protagonismo com a camisa alvinegra como em outros tempos áureos. Desde que retornou ao clube, na janela de transferências do meio do ano passado, o atleta soma 41 partidas, com apenas um gol marcado. Em setembro de 2024, ele sofreu uma grave lesão no joelho direito — uma ruptura do ligamento colateral medial — e ficou afastado de 16 jogos. Esse hiato, conforme ele mesmo pontuou, impactou diretamente na sua readaptação ao futebol brasileiro.
Embora já tenha passado um período considerável desde o retorno, Bernard reconheceu as dificuldades enfrentadas no processo de readaptação, sobretudo após dez anos jogando na Europa. No entanto, pontuou que esse não é mais o principal empecilho.
“Acredito que é mais questão de confiança e oportunidade. As coisas vão acontecer aos poucos. Não acredito que seja mais adaptação, já faz tempo que estou aqui”, disse. Posteriormente, completou: “Meu foco é dentro do Atlético. Tenho mais três anos de contrato. As oportunidades estão escassas nesta temporada, mas continuo tranquilo. Tenho feito meu trabalho e honrado a camisa”.
Nos últimos três jogos do Atlético-MG — contra São Paulo, Deportes Iquique e Vitória — o meia foi acionado saindo do banco de reservas, sem registrar gols ou assistências. Ainda assim, ele demonstrou otimismo quanto à evolução do seu desempenho. “Espero que a confiança cresça cada vez mais, porque tudo o que mais quero é voltar a fazer gols, dar assistências, jogar bem e dar felicidade aos torcedores”, declarou.
Passagem de Bernard pelo Atlético-MG
A trajetória de Bernard no clube é marcada por forte identificação. Revelado pelas categorias de base do Galo, ele brilhou entre 2011 e 2013, somando 22 gols e 16 assistências em 100 partidas. Depois disso, atuou por Shakhtar Donetsk, Everton, Al Sharjah e Panathinaikos. A volta ao Atlético-MG, aliás, simboliza para ele não apenas um retorno físico, mas também emocional e simbólico ao clube onde se formou profissionalmente.
Em meio às especulações sobre uma eventual saída na janela de transferências do meio do ano, Bernard reforça sua permanência no clube e destaca o desejo de reconquistar espaço no elenco. “Cabe a mim fazer o meu melhor nos treinamentos todo dia e, caso o professor queira me ter como opção dentro de campo, vou estar sempre preparado”, afirmou o jogador, demonstrando profissionalismo e foco no planejamento da equipe para a temporada 2025.