CBF define data de apresentação do novo técnico da Seleção

Escudo da CBF (Foto: Reprodução)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está em contagem regressiva para definir o novo comandante da Seleção Brasileira. Conforme declarações recentes do presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, e do coordenador-executivo de seleções, Rodrigo Caetano, o planejamento é anunciar o nome do técnico antes dos compromissos da próxima Data Fifa, que ocorrerá em junho.

Atualmente, a vaga está aberta desde a saída de Dorival Júnior, demitido após a derrota por 4 a 1 para a Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, em março. Desde então, a direção da CBF vem se movimentando nos bastidores a fim de encontrar o substituto ideal.

Durante entrevista ao programa No Mundo da Copa, da Rádio Gaúcha, no sábado (12), Rodrigo Caetano reafirmou o compromisso da entidade em definir o novo nome com brevidade. “Queremos apresentar o treinador antes dos jogos de junho”, afirmou o dirigente. O Brasil enfrentará o Equador no dia 6 e o Paraguai no dia 10, em partidas válidas pelas Eliminatórias. Assim sendo, a escolha do técnico precisa estar concluída a tempo de permitir a convocação dos atletas.

Aliás, essa urgência não se trata apenas de logística. A nomeação antecipada também é estratégica para garantir a continuidade do trabalho e minimizar os impactos causados pela instabilidade recente. Conforme Caetano, “a Seleção não pode mais viver de soluções temporárias”.

Paralelamente, Ednaldo Rodrigues também comentou sobre os bastidores da escolha. Segundo ele, uma reunião realizada com Rodrigo Caetano e Juan, gerente técnico da Seleção, tratou especificamente da decisão. “Em breve, anunciaremos o nome do técnico”, disse Ednaldo, acrescentando que a convocação para os jogos de junho deve ser conduzida já pelo novo treinador.

Entre os nomes cotados, Jorge Jesus aparece como o favorito. O técnico português, atualmente no Al-Hilal, da Arábia Saudita, é visto com bons olhos pela cúpula da CBF. Entretanto, ainda não houve uma conversa direta entre Ednaldo e o treinador. Até o momento, há apenas sondagens informais. O principal entrave, por ora, seria contratual: Jesus possui vínculo com o clube árabe até 30 de junho, coincidentemente durante o Super Mundial de Clubes.

Ademais, o valor do salário também representa um desafio. A estimativa é que o treinador receba cerca de 15 milhões de euros por temporada na Arábia Saudita, quantia considerada elevada para os padrões da CBF. Apesar disso, fontes indicam que Jesus estaria disposto a negociar, caso haja acerto entre as partes.

Embora o nome de Carlo Ancelotti tenha voltado à tona, devido a um antigo acerto informal com a entidade, Rodrigo Caetano destacou que o momento é outro. “Tivemos uma expectativa que não se concretizou. Agora, seguimos outro caminho”, declarou.

Em segundo plano, Abel Ferreira é apontado como alternativa. O técnico do Palmeiras, aliás, já foi citado anteriormente, mas despista qualquer conversa mais concreta. Ainda assim, permanece no radar da CBF como possível plano B.

Por fim, embora a indefinição ainda gere especulações, o objetivo da CBF é claro: definir o novo técnico até o final de maio, de modo que ele possa iniciar sua trajetória imediatamente nos compromissos de junho. A nomeação é considerada essencial não apenas para os próximos jogos, mas, sobretudo, para o ciclo rumo à Copa do Mundo.