Vídeo: CBF divulga áudio do VAR em pênalti não marcado para o Grêmio contra o Flamengo

Centro de treinamento do Flamengo (Foto: Reprodução)

O Flamengo teve uma performance dominante na vitória sobre o Grêmio, no domingo (13), em Porto Alegre. A equipe rubro-negra se impôs durante os 90 minutos e garantiu os três pontos, mas a partida ficou marcada por uma polêmica: um suposto pênalti de Gerson, que foi analisado pelo VAR e descartado. 

Agora, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o áudio do diálogo entre o árbitro Ramon Abatti Abel e a equipe de arbitragem de vídeo, esclarecendo a decisão.

A análise do VAR

Durante o jogo, aos 14 minutos do primeiro tempo, quando o Flamengo já vencia por 1 a 0, o meia Gerson foi alvo de reclamações dos jogadores do Grêmio. Após um drible de Braithwaite, a bola bateu no braço de Gerson, que estava muito próximo ao adversário. A ação gerou um tumulto imediato, com os jogadores do time gaúcho pedindo pênalti. No entanto, o VAR concluiu que não havia motivo para marcar a infração.

No áudio divulgado pela CBF, um dos responsáveis pelo VAR afirmou: “A disputa é clara, a bola vem e ele tenta tirar o braço, olha… pra trás. Ou você acha que ele abre esse braço? Pra mim esse braço está para trás e protegido pelo corpo. Concorda? Seguimos, tá? O braço tá atrás da linha do corpo. A bola vem do defensor, saindo da área.”

Sendo assim, a decisão se baseou no fato de que o braço de Gerson estava de forma natural, sem ampliação de espaço, e que o toque na bola foi inesperado.

A opinião de PC Oliveira

Vale destacar que, para o ex-árbitro e comentarista PC Oliveira, a arbitragem estava correta ao não marcar o pênalti. PC explicou que, mesmo com o toque na mão de Gerson, a bola não foi diretamente na sua mão. Além disso, o toque foi resultado de um desvio, o que “absolve” o jogador de qualquer infração.

“Eu acho que a arbitragem acertou porque é uma bola rebotada, uma bola dividida, ela bate no pé do Wesley e de certa forma acaba surpreendendo o Gerson, porque é uma bola que está rebotada vindo de um companheiro da equipe”, explicou o ex-árbitro. Dessa maneira, o toque no braço de Gerson não teve intenção deliberada e não foi passível de punição.

Flamengo se prepara para enfrentar o Juventude

Com a vitória garantida sobre o Grêmio, o Flamengo já se concentra no próximo desafio. Sendo assim, nesta segunda-feira (14), Filipe Luís comandou a primeira atividade focada no confronto contra o Juventude, válido pela quarta rodada do Brasileirão. 

A partida será no Maracanã, na próxima quarta-feira (16), às 21h30 (horário de Brasília). O Flamengo vai em busca de mais três pontos na competição para seguir firme na disputa pelo título.