A declaração de Romário sobre a polêmica envolvendo Raphinha

Após a contundente derrota da Seleção Brasileira para a Argentina por 4 a 1, no dia 25 de março, a declaração de Raphinha à ‘Romário TV’ gerou ainda mais repercussão que o revés. Na véspera do clássico sul-americano, o jogador do Barcelona afirmou que daria “porrada neles dentro e fora de campo, se fosse preciso”. A fala rapidamente viralizou e passou a ser associada negativamente ao mau desempenho da equipe no Monumental de Núñez.

Na última segunda-feira (14), o ex-atacante Romário, entrevistador da ocasião, saiu em defesa de Raphinha. Em entrevista ao canal “Um Assado Para…”, apresentado por Duda Garbi, o tetracampeão mundial explicou o que, segundo ele, teria sido a real intenção do jogador.

“Porrada neles é bater nos caras dentro de campo no sentido de fazer o gol e ganhar”, afirmou o ex-jogador. “Outras pessoas quiseram entender por outro lado… Infelizmente o resultado foi muito ruim. Bem que a gente poderia ter jogado um pouquinho melhor mesmo”, completou.

Romário argumentou que a declaração foi mal interpretada e que a reação desproporcional do público se intensificou por causa do placar elástico. Conforme destacou, “a infelicidade do Brasil, que acaba caindo nas costas do Raphinha porque foi o cara que teve a coragem de dizer o que disse, foi o Brasil perder do jeito que perdeu. Se tivesse sido um jogo duro… Mas realmente o Brasil jogou muito mal. Foi mais divulgado pela forma da derrota”.

“Achei do c*! Tipo, conseguimos! Meu programa é para isso, para ter repercussão!”, brincou o ex-atacante ao comentar o impacto de sua plataforma durante o episódio.

O ex-jogador também aproveitou para reiterar sua confiança no atacante do Barcelona, afirmando que ele tem sido peça importante no clube espanhol. “Eu acredito que ele tem que ser titular da Seleção. É um cara que realmente tem feito a diferença no Barcelona”, destacou Romário, acrescentando que a carga emocional da goleada foi injustamente direcionada a Raphinha.

A declaração inicial de Raphinha foi feita à Romário TV, onde utilizou a expressão que viria a gerar controvérsia. Posteriormente, mesmo após a derrota, o jogador afirmou, em entrevista à TNT, que não voltaria atrás no que disse, mantendo sua posição e justificando sua postura como parte da motivação esportiva.

Atualmente, a Seleção ocupa a quarta colocação na tabela das Eliminatórias, com 21 pontos. A Argentina lidera com 31. A próxima convocação será em junho, durante a penúltima data Fifa antes da Copa. A equipe brasileira enfrentará o Equador, fora de casa, e o Paraguai, em solo nacional — ainda sem local definido para a partida. Até o momento, a CBF ainda não anunciou oficialmente um novo técnico após a saída de Dorival Júnior, que ocorreu logo após a goleada sofrida.