A declaração de Vojvoda sobre alteração no time titular do Fortaleza

Vojvoda durante um treino do Fortaleza (Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza)

Após o empate sem gols entre Fortaleza e Internacional, na Arena Castelão, o técnico Juan Pablo Vojvoda compartilhou suas impressões sobre o desempenho da equipe e o uso do esquema tático 3-5-2. O treinador argentino explicou que a escolha pela formação atual está relacionada à percepção de melhora no rendimento do time. Ainda assim, ressaltou a constante alternância nos modelos de jogo, de acordo com as particularidades de cada adversário e partida.

“Se estamos utilizando é por que estou sentindo uma melhoria quanto ao funcionamento. Isso não significa que vamos continuar sempre com o mesmo sistema. Se você conhece o nosso trabalho, percebe que estamos variando muito quanto ao sistema tático. De partida a partida, na mesma partida também. Acho que estou dando sequência a esse sistema mas, em determinado momento, faço a avaliação correspondente para cada jogo, cada adversário”, disse.

Dessa forma, Vojvoda destacou que, embora o time tenha mostrado evolução, as variações táticas continuarão a ser parte essencial do planejamento.

Apesar do ponto conquistado, o treinador demonstrou insatisfação com o empate em casa. “Jogar em casa e não conseguir três pontos é um sabor amargo”, declarou. Conforme ele explicou, a curta preparação — com apenas um dia disponível para treinos — foi um fator limitador. Ainda assim, Vojvoda reforçou que valoriza o resultado, embora reconheça que não é motivo de celebração.

Vojvoda também abordou a evolução coletiva do grupo, principalmente no equilíbrio entre os setores ofensivo e defensivo. “Todos defendem, todos atacam”, comentou, ao justificar as alterações na escalação, como as entradas de Calebe e Rossetto nos lugares de Martínez e Pol Fernández.

O técnico do Fortaleza ainda detalhou sua visão sobre a posse de bola, afirmando que prefere um time que saiba o que fazer quando está com ela. Contudo, observou que certas partidas exigem velocidade nas transições, em vez de domínio territorial. “Quero ganhar jogos”, resumiu.

O próximo compromisso do Fortaleza será contra o Vitória, na quarta-feira (16), às 21h30 (horário de Brasília), no estádio Barradão, em Salvador.