O Grêmio oficializou, nesta segunda-feira (14), a chegada do lateral-esquerdo Marlon, que assinou contrato por empréstimo até o final da temporada. O jogador, de 27 anos, estava no Cruzeiro e já pode ser utilizado no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. Além disso, será inscrito na Copa Sul-Americana, caso o Tricolor avance às oitavas de final. Há uma cláusula contratual que estipula multa caso ele enfrente o ex-clube.
Notícias mais lidas:
Durante a apresentação no CT Luiz Carvalho, Marlon abordou as críticas recebidas durante sua passagem pelo Cruzeiro, mas preferiu focar no novo desafio. O Grêmio, que passa por um momento de instabilidade, vê a pressão sobre o técnico Gustavo Quinteros crescer após a recente derrota para o Flamengo. Mesmo assim, o novo reforço defendeu o treinador.
“Qual o treinador do futebol brasileiro que não está pressionado hoje? Você vê o Abel (Ferreira) quanto ele ganha no Palmeiras é e pressionado também. O treinador em si sabe que o time pode jogar mais, ele tem dito isso para nós. O treinador dá o caminho, e a responsabilidade dentro de campo é nossa. O treinador não faz o cruzamento, não dá o carrinho, não tira uma bola”, disse.
Marlon também revelou sua ligação com o Grêmio, que existe desde a infância. “O meu falecido avô era gremista, em Passo Fundo. Tenho família lá e em Tapejara. Mesmo quando jogava fora, na Turquia e em Portugal, seguia acompanhando o clube”, relatou o atleta, que também mencionou o primeiro jogo que assistiu no estádio Olímpico, em 2008, quando ainda era criança.
O lateral comentou ainda que sua chegada ao clube representa a realização de um antigo desejo. “As pessoas próximas a mim sabem que estou realizando um sonho. Já tinha tentado vir em outras oportunidades, mas não se concretizou”, declarou. Ele vestirá a camisa de número 23 e chega para disputar posição com Lucas Esteves e Luan Cândido.
A negociação com o Cruzeiro foi retomada na semana passada, atendendo ao interesse antigo do Grêmio em contar com o jogador. Caso Marlon atue em 20 partidas, o clube gaúcho precisará desembolsar 3,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 23 milhões) para adquiri-lo em definitivo, com vínculo previsto por mais três anos.
Por fim, o lateral reforça um setor que tem sofrido com lesões. Luan Cândido realiza trabalhos físicos à parte, enquanto Mayk, que permanece no elenco, não tem conseguido sequência devido a problemas físicos. Marlon é o terceiro atleta da posição contratado pelo Tricolor em 2025.